Biografia de Shaikh Rabi’ bin Haadi Al-Madkhaly

::Por: Muhammad bin Ali Al-Baidaani::

Fonte: retirado do livro “Al-Mawqif As-Sahiih min Ahl Al-Bida’” pág. 22-33, editora Daar Al-Istiqaamah, primeira edição do 2010, Cairo-Egito

Sintetizado e Traduzido para o Português por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad

***

Seu Nome e Nascimento:

Ele é o grande Shaikh, Muhadith, Imaam, Rabi’ bin Haadi bin Muhammad bin Umair Al-Madkhaly, nasceu no início do ano 1352H no distrito de Al-Jaraadiyyah perto da cidade de Saamitah (no sul da Arábia Saudita).

Sua Infância e Busca do Conhecimento:

Ele cresceu na casa da mãe, que Allaah tenha misericórdia dela, pois o pai, que Allaah tenha misericórdia dele, faleceu um ano e meio depois dele ter nascido. O tio dele supervisionou a educação dele, sendo assim ele foi educado com as melhores etiquetas, comportamento, veracidade, fieldade e acima de tudo a proteger as Orações.

A primeira pessoa na qual ele tomou conhecimento depois de ter aprendido a escrita e a leitura foi o Shaikh Muhammad bin Muhammad Jaabir Al-Madkhaly, que Allaah tenha misericórdia dele, sendo que leu o Alcorão sobre ele, bem como aprendeu dele as ciências de Monoteísmo e regras de leitura do Sagrado Alcorão.

De seguida moveu-se para a escola Salafi da cidade de Saamitah, então tomou o conhecimento do grande sábio e jurista Naasir bin Khalufah Tayaashi, que Allaah tenha misericórdia dele, ele era dentre os estudantes seniores do grande sábio Abdullaah Al-Qar’aawi. O Shaikh ouviu dele os livros “Bulugh Al-Maraam” e “Nuzhah An-Nadhar” de Haafidh ibn Hajar Al-Asqalaani.

Em seguida, entrou no Instituto Académico de Saamitah e teve a honra de ser estudante do grande sábio Haafidh bin Ahmad Al-Hakami, que Allaah tenha misericórdia dele, assim como teve a oportunidade ser estudante de vários outros honoráveis sábios.

Estudou o livro “Zaad Al-Mustaqni” com a sua eminência o Shaikh Muhammad bin Saghiir Khamiisi, que Allaah tenha misericórdia dele.

Ouviu e leu sobre o grande sábio, Muhadith e jurista Ahmad bin Yahya An-Najmi, que Allaah tenha misericórdia dele, leu para ele do início do “Sahiih Al-Bukhaari” na presença de vários honoráveis sábios.

Ouviu e participou nas aulas de sua eminência Imaam, Muhadith, Haafidh Abdul-Aziz bin Baaz, que Allaah tenha misericórdia dele, maior parte do “Sahiih Muslim” bem como “Aqiidah At-Tahaawiyyah“, e outras aulas que o Shaikh fazia na Universidade Islâmica de Madinah e na Mesquita do Profeta صلى الله عليه و سلم.

Estudou durante três anos sobre o grande Shaikh, o grande Muhadith, Imaam Muhammad Naasir Ad-Din Al-Albaani, que Allaah tenha misericórdia dele, dentro e fora da Universidade Islâmica de Madinah.

Ouviu e participou, durante quatro anos, na Universidade Islâmica e na Mesquita do Profeta صلى الله عليه و سلم as aulas de interpretação do Alcorão e Princípios da Jurisprudência Islâmica do grande sábio, Imaam Muhammad Al-Amin bin Muhammad Al-Mukhtaar Ash-Shanqiiti, que Allaah tenha misericórdia dele.

Sentou-se e beneficiou-se das aulas do grande sábio Abdullaah bin Abdus-Salaam Al-Mubaarakfuri, que Allaah esteja satisfeito com ele, e acabou recebendo dele certificação de possuir vasto conhecimento e boa compreensão.

Leu o “Sahiih Muslim” e ouviu o “Bulugh Al-Maraam” e outros livros do grande sábio, Muhadith Badii’ Ad-Dine Ar-Raashid As-Sindi, que Allaah tenha misericórdia dele.

Leu o “Sahiih Muslim” sobre o grande sábio Hamud bin Abdullaah bin Hamud A-Tuwaijiri, que Allaah tenha misericórdia dele.

Alguns dos Sábios Que o Deram Autorização de Narrar de Hadith (Ijaazah):

  1.  O Shaikh, o grande sábio Aliim Ad-Dine bin Mussaa bin Nu’maan Al-Muhammadi Al-Banqaali An-Nadaawi As-Salafi, que Allaah tenha misericórdia dele.
  2. O Shaikh, o grande sábio Abdullaah bin Abdus-Salaam Al-Mubaarakfuri, que Allaah tenha misericórdia dele.
  3. O Shaikh Hamud bin Abdullaah At-Tuwaijiri, que Allaah tenha misericórdia dele.
  4. O Muhadith, o grande sábio, Shaikh Muhammad bin Abdullaah As-Sumaali, que Allaah tenha misericórdia dele.
  5. O Shaikh, o grande sábio Badi’ Ar-Raashid As-Sindi, que Allaah tenha misericórdia dele.
  6. O Muhadith, o grande sábio  Ismaail bin Muhammad Al-Ansaari, que Allaah tenha misericórdia dele.
  7. O Muhadith, grande sábio Ahmad bin Yahyaa An-Najmi, que Allaah tenha misericórdia dele.

Alguns Elogios dos Sábios Sobre ele:

Imaam Abdul-Aziz bin Baaz, que Allaah tenha misericórdia dele, disse: “Eles (Shaikh Rabi’ e Shaikh Muhammad Amaan Al-Jaami) os conheço perfeitamente como possuidores de conhecimento, virtude, crença correta…portanto aconselho [as] pessoas a beneficiarem-se dos livros deles.”

Disse numa outra ocasião: “Shaikh Rabi’ é um dentre os nossos irmãos do Ahlus-Sunnah Wal-Jamaa’ah, e é conhecido como sendo dos Ahlus-Sunnah, os livros e palestras dele são bem conhecidas.”

O grande sábio, Shaikh ibn Uthaymin, que Allaah tenha misericórdia dele, foi questionado: “Qual é o vosso conselho a pessoa que proíbe as cassetes do Shaikh Rabi’ bin Haadi com o pretexto de que isso espalha fitnah (confusão e divisão)?”

O Shaikh respondeu: “A nossa opinião é de que isso é um grande erro, pois Shaikh Rabi’ é um dentre os sábios da Sunnah, e dentre as pessoas do bem, a sua crença é correta e a sua metodologia é firme, mas como ele refuta algumas figuras queridas por algumas pessoas dentre os contemporâneos, sendo assim eles dão-lhe atributos feios!”

Numa outra passagem disse: “Quanto a Shaikh Rabi’, eu não conheço sobre ele exceto o bem, o homem é possuidor da Sunnah e Hadith.”

Imaam, Muhadith Muhammad Naasir-ud-Dine Al-Albaani, que Allaah esteja satisfeito com ele, disse: “Resumindo, digo: com certeza o carregador da bandeira de Al-Jarh wat-Ta’dil (ciência de como elogiar ou criticar indivíduos) na presente época, sem dúvida, é o nosso irmão o Dr. Rabi’, e quanto aqueles que o refutam nunca o refutam com conhecimento, pois ele (i.e. Shaikh Rabi’) é quem possui o conhecimento.”

Numa outra passagem disse: “Quero dizer: na verdade o que vi dos livros do Shaikh, o Dr. Rabi’ é que são benéfico e não me lembro ter visto nele algum erro…”

O grande sábio, Shaikh Saalih Al-Fawzaan, que Allaah o preserve, disse: “Assim como dentre os sábios firmes que têm precedência no chamamento para a Religião (Da’wah): o Shaikh Abdul-Muhsin Al-‘Abbaad, o estimado Shaikh Rabi’ bin Haadi…na verdade eles fazem muitos esforços no chamamento para a Religião, sinceridade e refutação à aqueles que pretendem a perdição…eles (i.e. os mencionados) têm bastante experiência e conhecimento nisso, têm paciência sobre o que lhes é dito, conhecem o correto do errado, portanto é obrigatório divulgar e beneficiar-se das cassetes e aulas deles, pois existe grande benefícios nisso.”

O grande sábio, Shaikh Muqbil bin Haadi Al-Waadi’, que Allaah tenha misericórdia dele, disse: “Aconselho aos meus irmãos da Fé a lerem os livros do Shaikh Rabi’, que Allaah o preserve, e a se beneficiarem deles.”

Alguns dos seus Livros:

  1. Baina Al-Imaamayn Muslim wa Ad-Daaraqtuni (tese de mestrado na Universidade Rei Abdul-Aziz)
  2. An-Nukta ‘ala ibn As-Salaah (tese de doutoramento na Universidade Rei Abdul-Aziz)
  3. Manhaj Al-Anbiyaa fi Ad-Da’watu ilaa Allaah
  4. Mudhakirah Al-Hadith An-Nabawy
  5. Khasf Mawqif Al-Ghazaali min As-Sunnah wa Ahluhaa wa Naqd ba’d Aaraahu
  6. At-Ta’asub Ad-Dhamim wa Aathaaruhu
  7. Manhaj Ahlus-Sunnah wa Jamaa’ah fi Nadq Ar-Rijaal
  8. Adwaa Islamiyyah a’laa ‘Aqidah Sayyid Qutb wa Fikruhu
  9. Al-‘Awaasim mimma fi Kutub Sayyid Qutbi minal-Qawaasim
  10. Mataa’inu Sayyid Qutbi fi Ashaab Rasuulu Allaah
  11. Sharh ‘Aqidatu Ashaab Al-Hadith
  12. Sharh Usul As-Sunnah Imaam Ahmad

 

O Shaikh se encontra vivo, em Madinah, e possui 86 anos de idade, que Allaah o preserve.