Biografia de Shaikh Muhammad Amaan Al-Jaami

::Por: Mustafaa bin Abdul-Qadiir al-Fulaani::

Fonte: Sua introdução ao livro do Shaikh (Amaan Al-Jaami’)  “Al-Aqiidatul-Islamiyyah wa Taarikhuha” pág. 5-22, editora Daar Minhaaj, edição 2014, Cairo-Egito

Sintetizado e Traduzido para o Português por: NurAl-IslaamPublicações.Com

***

Seu Nome e Nascimento:

O seu nome é Muhammad Amaan bin Ali Jaami’ Ali, a sua alcunha é Abu Ahmad. Nasceu e cresceu na Etiópia, distrito de Hariir, cidade de Taga Tab no ano 1349H.

Sua Infância e o Início da Busca do Conhecimento:

O Shaikh cresceu na cidade de Taga Tab (Etiópia) onde aprendeu o Alcorão Sagrado. Depois de completar o Alcorão, iniciou os estudos de Jurisprudência Islâmica (Fiqh) de acordo com a Escola de Jurisprudência Shaafi’. Ele aprendeu a língua Árabe na sua cidade natal com o Shaikh Muhammad Amin Al-Hariri.

Seguindo os costumes dos habitantes da sua zona, ele deixou a sua cidade natal e mudou para uma outra cidade onde veio a conhecer Shaikh Abdul-Karim, seu colega na busca do conhecimento e imigração para a Arábia Saudita.

Assim, os dois tiveram o desejo de imigrar para a Cidade Sagrada de Meca para cumprir com a Peregrinação e busca do conhecimento. Assim eles deixaram a Etiópia e seguiram para a Somália onde eles embarcaram num barco com destino a Adan (no Iêmen). Eles enfrentaram bastante dificuldade durante a caminhada tanto na terra assim como no mar, eles continuaram a sua viagem a pé e de jejum durante o mês de Ramadão, que Allaah tenha misericórdia deles!

Durante a passagem deles pelo Iêmen em direcção a Arábia Saudita, alguns professores os advertiram contra o Chamamento Salafi, o que eles denominam “Wahaabi“.

Os Seus Estudos Na Arábia Saudita:

 Depois do Shaikh efectuar a Peregrinação no ano 1369H, iniciou a sua busca pelo conhecimento nos círculos de estudos do Masjid Haraam. E lá (i.e. Masjid Haraam) estudou com os seguintes Shaikh: Shaikh Abdur-Razzaaq Hamzah, Shaikh Abdul-Haqq Al-Haashimi, Shaikh Muhammad bin Abdillaah As-Sumaali e outros, que Allaah tenha misericórdia deles.

Durante a sua estadia em Meca veio a conhecer Shaikh Abdul-Aziz bin Baaz, que Allaah tenha misericórdia dele, e o acompanhou na sua viajem à Riade quando foi aberto o Instituto Educacional. Em Riade frequentou o seu ensino secundário onde teve como colega Shaikh Abdul-Muhsin bin Hamad Al-Abbaad (O Muhadith de Madinah), que Allaah o preserve. Também beneficiou-se dos círculos de estudo do antigo Mufti Geral, Shaikh Muhammad bin Ibraahim Aali Shaikh, que Allaah tenha misericórdia dele.

Ele ficou também muito apegado a Shaikh Imaam Abdul-Aziz bin Baaz e  Shaikh ‘Abdur-Rahmaan Al-Afriqi nos quais absorveu vasto conhecimento e nobre etiquetas.

Também durante a sua estadia em Riade, ele estudou com Shaikh Muhammad Al-Amin Ash-Shanqiti e o Muhadith, Shaikh Hammaad Al-Ansaari, que Allaah tenha misericórdia deles.

O Shaikh ficou muito influenciado com a forma de ensinar de Shaikh Abdur-Razzaaq Al-Afifi, que Allaah tenha misericórdia dele, bem como trocava cartas com Shaikh ‘Abdur-Rahmaan bin Naasir As-Sa’adi, que Allaah tenha misericórdia dele, embora não tenha estudado com ele.

O Shaikh obteu diploma do Colégio de Jurisprudência Islâmica de Riade no ano 1380H. Também recebeu 1974 uma equivalência ao grau de Mestrado em Jurisprudência Islâmica pela Universidade de Punjab (Paquistão), e por fim obteu o grau de Doutoramento pelo Daar-ul-Ulum de Cairo.

Elogio dos Sábios Sobre ele:

Shaikh Imaam Abdul-Aziz bin Baaz, que Allaah tenha misericórdia dele, disse sobre Shaikh Muhammad Amaan: “O conheço muito bem por possuir conhecimento, virtude, uma boa crença e sua incansável Da’wah e advertência contra inovadores…”

Shaikh Saalih Al-Fawzaan, que Allaah o preserve, disse sobre ele: “Shaikh Muhammad Amaan era dos poucos sábios que colocaram os seus conhecimentos e esforços para o beneficiar os Muçulmanos e os guiar para Allaah…ele chamava para o Tawhid e a Crença correta, bem como chamava os jovens Muçulmanos a seguirem a metodologia do Predecessores Piedosos (As-Salaf As-Saalih) e ao mesmo tempo os advertia contra princípios destrutivos e chamamentos desviados…”

Seus Livros:

O Shiakh escreveu vários livros, dentre eles:

1. As-Sifaat-ul-Ilaahiyyah fil-Kitaab was-Sunnah an-Nabawiyyah fi Daw’-il-Ithbaat wat-Tanzih
2. Adwaa ‘alaa Tariq ad-Da’wah ilaal-Islaam
3. Al-Muhaadarah ad-Difaa’iyyah ‘an-is-Sunnah al-Muhammadiyyah  [A Palestra em Defesa da Sunnah do Profeta Muhammad]
4. Haqeeqat-ud-Dimuqratiyyah wa annahaa laisat minal-Islaam [A Realidade da Democracia e a Clarificação de que ela não faz parte do Islão]
5. Haqiqat-ush-Shuraa fil-Islaam
6. Al-‘Aqidat-ul-Islaamiyyah wa Taarikhuhaa [A Crença Islâmica Correta e Sua História]
7. Nidhaam-ul-Usrah fil-Islaam [A Estrutura da Família no Islão]

Seus Estudantes:

É difícil de imaginar quantos estudantes o Shaikh teve devido as suas inúmeras aulas e palestras que proferiu ao longo da sua vida. Dentre os mais destacados estudantes:

1. Shaikh, Dr. Rabi bin Haadi Al-Madkhali
2. Shaikh Zayd bin Haadi Al-Madkhali
3. Shaikh, Dr. Ali bin Naasir Al-Faqihi
4. O Muhadith, Shaikh Abdul-Qaadir bin Habibillaah As-Sindi
5. Shaikh, Dr. Saalih bin Sa’ad As-Suhaymi
6. Shaikh, Dr. Bakr bin Abdillaah Abu Zaid
9. Shaikh, Dr. Abdullaah Al-Bukhaari

Seu Falecimento:

A sua alma voltou para o seu Criador em Madinah na manha de uma Quarta-Feira, 26 de Sha’baan do ano 1416H. Que Allaah o garanta o Paraíso!