Biografia de Shaikh Ahmad An-Najmi

 

::Por: Shaikh Muhammad bin Haadi Al-Madkhaly::

Fonte: Da sua introdução ao livro do Shaikh (Ahmad An-Najmi)  “Al-Mawrid-ul-‘Adhb az-Zilaal

Sintetizado e Traduzido para o Português pela: Equipe da NurAl-IslaamPublicações.Com

***

Seu Nome e Linhagem:

Ele é o nosso nobre Shaikh, o grande sábio, o estudioso especializado em ciência das Narrações do Profeta, o estudioso especializado em Jurisprudência Islâmica, o atual (i.e antes do seu falecimento) Mufti (categoria mais elevada do conhecimento para a emissão de vereditos Islâmicos) e carregador da bandeira da Sunnah na região do distrito de Jazaan: Shaikh Ahmad bin Yahyaa bin Muhammad bin Shabir An-Najmi Aali-Shabir da tribo dos filhos de Hummad, uma das mais conhecidas tribos no distrito de Jazaan (região sul da Arábia Saudita).

Seu Nascimento:

O Shaikh, [que Allaah tenha misericórdia dele], nasceu na vila de Najaamiyyah aos 22 de Shawwal do ano 1346H e foi educado na casa dos seus pais virtuosos – algo incomparável! Pois eles, fizeram promessa a Allaah que não o sobrecarregariam com nenhum tipo de trabalho mundano, e Allaah tornou realidade aquilo que eles prometeram.

Eles o vigiavam constantemente ao ponto de não o deixarem brincaram com outras crianças. Quando ele atingiu a puberdade, o colocaram nas escolas da cidade, onde aprendeu a ler e a escrever. Ele aprendeu a recitar o Alcorão na escola nacional antes da chegada de Shaikh Abdullaah Al-Qar’aawi, que Allaah tenha misericórdia dele.

Ele primeiro leu o Alcorão para o Shaikh ‘Abdu Ibn Muhammad ‘Aqil An-Najmi em 1355H. Em seguida ele leu para o Shaikh Yahyaa Faqih ‘Abasi, que era do Iémen e veu a Najaamiyyah e acabou ficando por lá. Nosso Shaikh estudou com ele até no ano 1358H. Quando Shaikh ‘Abdullaah Al-Qar’aawi chegou em Najaamiyyah, ocorreu um debate entre ele e esse professor (i.e Shaikh Yahyaa Faqih ‘Abasi) sobre a Ascensão de Allaah [ao Trono] – pois ele era um Ash’ari (seguidor de uma seita desviada cuja crença centra-se na distorção e rejeição dos Atributos de Allaah). Assim, Shaikh ‘Abdullaah Al-Qar’aawi o derrotou e ele [acabou] fugindo da cidade. [Como diz Allaah, O Altíssimo]: «E assim foi derrotado [até] o último daqueles que cometeram injustiça, e o louvor pertence a Allaah, Senhor dos Mundos». [Surah Al-An’aam: 45]

Sua Educação Infantil:

Depois que o seu professor Ash’ari foi se embora, o Shaikh assim como dois dos seus tios paternos, Hasan bin Muhammad An-Najmi e Husayn bin Muhammad An-Najmi, começaram a frequentar as aulas de Shaikh Al-Qar’aawi por alguns dias na cidade de Saamitah, mas isso não durou muito. Isso foi no ano 1359H. E em 1360H no mês de Safar, para ser exato, o Shaikh ingressou na Escola Salafi e recitou o Alcorão dessa vez a Shaikh ‘Uthmaan bin ‘Uthmaan Hamli, que Allaah tenha misericórdia dele, por orientação de Shaikh ‘Abdullaah Al-Qar’aaw, que Allaah tenha misericórdia dele. Isto era tanto que até recitou para ele o Alcorão completo com as suas regras de recitação (Tajwid), e memorizou os livros Tuhfat-ul-AtfaalHidaayat-ul-Mustafid, Thalaathat-ul-Usul, Al-‘Arba’in An-Nawawiyyah e Al-Hisaa respetivamente. E aperfeiçoou a disciplina de escrita à mão.

Passados quatro meses, Shaikh ‘Abdullaah Al-Qar’aawi deu-lhe permissão para fazer parte dos seus círculos de estudo para estudantes mais velhos, no qual ele ensinava pessoalmente. Assim, ele leu para o Shaikh os seguinte livros: Ar-Rahibah (sobre leis da herança), Al-Aajrumiyyah (sobre gramática Árabe), Kitaab At-Tawhid (sobre crença e monoteísmo Islâmico), Bulugh Al-Maraam (sobre jurisprudência através de hadith), Al-Bayquniyyah (sobre ciências das narrações do Profeta), Nukhbat-ul-Fikr com a sua explicação Nuzhat-un-Nadhr (sobre ciências das narrações do Profeta), Mukhtasaraat fi Sirah (sobre biografia do Profeta), Tasrif Al-Ghazi, Al-‘Awaamil fi An-Nahw (sobre gramática Árabe), Al-Waraqaat (sobre princípios da Jurisprudência Islâmica) e Al-‘Aqidat-ut-Tahaawiyyah (sobre crença e monoteísmo Islâmico) com a sua explicação de Shaikh ‘Abdullaah Al-Qar’aawi – isso antes deles terem vistos a explicação de Ibn Abil-‘Izz. Ele também estudou algumas partes do livro Al-Alfiyyah (sobre gramática Árabe) de Ibn Maalik e Ad-Durar Al-Bahiyyah com a sua explicação Ad-Daraari Al-Madiyyah (sobre Jurisprudência Islâmica) – os dois nos quais foram escritos por Ash-Shawkaani, que Allaah tenha misericórdia dele.

Em 1364H, Shaikh Al-Qar’aawi deu-lhe autorização religiosa (ijaazah) para narrar a partir dele os “livros mãe” (i.e. Sahih Al-Bukhaari, Sahih Muslim, Sunan Abi Dawud, Sunan At-Tirmidh, Sunan An-Nassai, Sunan ibn Maajah).

Em 1384H, ele participou nos círculos de estudo do antigo Mufti das terras Sauditas, Shaikh Muhammad bin Ibraahim Aali-Shaikh, que Allaah tenha misericórdia deles. E no mesmo ano, ele participou também dos ajuntamentos do nosso professor, o Imaam, Shaikh ‘Abdul-‘Aziz Ibn Baaz, que Allaah tenha misericórdia dele.

Seus Professores:

Daquilo que você leu acima, é claro que os professores dele, em ordem, incluem:

1. Shaikh Ibraahim bin Muhammad Al-‘Amudi – o juíz de Saamitah no seu tempo.
2. Shaikh Haafidh bin Ahmad Al-Hakami, que Allaah tenha misericórdia dele.
3. O chamador e reformador (mujaddid) das regiões sul do Reino da Arábia Saudita, Shaikh ‘Abdullaah Al-Qar’aawi, que Allaah tenha misericórdia dele.
4. Shaikh ‘Abdu bin Muhammad ‘Aqil An-Najmi.
5. Shaikh ‘Uthmaan bin ‘Uthmaan Al-Hamli.
6. Shaikh ‘Ali Ibn Ash-Shaikh ‘Uthmaan Ziyaad As-Sumaali.
7. O Imaam e antigo Mufti das terras da Arábia Saudita, Shaikh Muhammad bin Ibraahim Aali-Shaikh, que Allaah tenha misericórdia dele.
8. Shaikh Yahyaa Faqih ‘Abasi Al-Yemeni.

Seus Estudantes:

O Shaikh, [que Allaah tenha misericórdia dele], teve vários estudantes. Para alguém que passou maior parte do seu tempo ensinando, quase metade de um século, você pode imaginar quantos estudantes ele deve ter tido! Se fossemos a mencionar por número, necessitaríamos por si só de um livro grande. Portanto, irei de mencionar um pequeno exemplo deles, através dos quais alguém pode determinar outros dos seus estudantes. Dentre os seus estudantes são:

1. Nosso Shaikh, o grande Sábio, o especialista em Hadith, o Defensor da Sunnah, Dr. Rabi’ bin Haadi Al-Madkhaly.
2. Nosso Shaikh, o grande Sábio, o jurisprudente, Zayd bin Muhammad Haadi Al-Madkhaly.
3. Nosso Shaikh, o Nobre Estudioso, Dr.’Ali bin Naasir Al-Faqihi.

Sua Atitude e Inteligência:

Ele ouvia as aulas que Shaikh ‘Abdullaah Al-Qar’aawi dava aos seus estudantes adultos e era capaz de as memorizar. Razão pela qual Shaikh ‘Abdullaah Al-Qar’aawi deixou Shaikh Ahmad An-Najmi participar na suas aulas para adultos, isso porque Shaikh Al-Qar’aawi viu sua superioridade, inteligência e rapidez na memorização.

Seus Trabalhos:

Nosso Shaikh, [que Allaah tenha misericórdia dele], trabalhou com professor voluntário nas escolas do seu Shaikh ‘Abdullaah Al-Qar’aawi. Quando a posição de salário iniciou, ele foi apontado para o cargo de professor na sua cidade Najaamiyyah, isso em 1367H. E em 1372H, ele foi transferido para ser Imaam e professor na Mesquita de Abu Subaila na cidade de Baalhurrath.

Em 1/1/1374H, quando foi aberto o Instituto Educacional de Saamitah, ele foi apontado com um professor de lá, lugar que ocupou até no ano 1384H. Em seguida ele demitiu-se dessa posição com esperança de conseguir uma oportunidade de ensinar na Universidade Islâmica de Madinah, assim ele viajou para lá. Entretanto, teve lugar determinadas circunstâncias que não permitiram que isso acontecesse, assim ele regressou ao seu distrito e Allaah decretou para ele que fosse atribuído a posição  de conselheiro e orientador religioso do Ministério da Justiça do Distrito de Jazaan.

Em 1/7/1387H, ao seu pedido voltou a ser um professor do Instituto Educacional da cidade de Jazaan. E no início do ano escolar de 1389H, ele voltou a ensinar no Instituto de Saamitah onde permaneceu como professor até  aposentar em 1/7/1410H.

Seus Livros:

Nosso Shaikh, [que Allaah tenha misericórdia dele], escreveu muitos livros, alguns dos quais foram impressos e outros não. Pedimos a Allaah que facilite a publicação desses livros para que possa-se beneficiar deles. Alguns dos seus livros incluem:

1. Awdah-ul-Ishaarah fi Ar-Radd ‘alaa man abaaha Al-Mamnoo’ min-az-Ziyaarah.
2. Ta’sis-ul-Ahkaam Sharh ‘Umdat-ul-Ahkaam – somente uma pequena porção foi impressa.
3. Tanzih-ush-Shari’ah ‘an Ibaahat-il-Aghaani al-Khali’ah.
4. Risaalat-ul-Irshaad ilaa Bayaan-il-Haqq fi Hukm-il-Jihaad (Um livro que explica as regras do verdadeiro Jihaad)
5. Risaalatun fi Hukm-il-Jahr bil-Basmalah (O veredito sobre pronunciar Bismillaah audível nas orações)
6. Fat’h-ur-Rabb-ul-Wadud fil-Fataawaa war-Rudud (Uma coleção de vereditos e refutações)
7. Al-Mawrid-ul-Adh’b az-Zilaal fimaa intaqada ‘alaa ba’ad-il-manaahij ad-da’wiyyah min Al-‘Aqaa’id wal-‘A’amaal. (Um livro que refuta as duas presentes seitas desviadas: o Jama’atu-Tablighi e a Ikhwaan-ul-Muslimun -Irmandade Muçulmana).

Ele tem também outros livros benéficos que colocou a disposição dos Muçulmanos, que Allaah o recompense com a melhor das recompensas e beneficie o Islão e os Muçulmanos através dele. E que a Paz e Bênçãos de Allaah estejam com o nosso Profeta, Muhammad, a sua família e seus Companheiros. Amin.

_____________________________________________________

Escrito pelo seu estudante:

Muhammad bin Haadi bin ‘Ali Al-Madkhali

Professor da Faculdade de Ciências das Narrações do Profeta

Na Universidade Islâmica de Madinah