Biografia de Shaikh Muhammad As-Sumaali
Pela: Revista Al-Asaalah: Edição 27 (pág. 79-82)
Seu Nome e Sua Linhagem
Ele é o nobre Shaikh, o Muhaddith, Muhammad Ibn ‘Abdillaah Ibn Ahmad As-Sumaali, a sua linhagem é traçada à vila de Amaadin em Ogaden, situa-se no ocidente da Somália, uma área actualmente ocupada pela Etiópia.
Seu Lugar de Nascimento
Shaikh Muhammad As-Sumaali nasceu no início do século 20, por volta do ano 1910. Isto porque quando ele era ainda pequeno, recorda-se ter visto o Mujahid Somaali conhecido por Sayyid Muhammad ‘Abdullaah. E Sayyid Muhammad ‘Abdullaah faleceu no ano 1919.
Sua Busca pelo Conhecimento
O Shaikh começou a sua busca pelo conhecimento ainda no início da sua juventude, aos sete ou oito anos de idade. Ele começou por memorizar e ler o Qur’an para Shaikh Hasan. Em seguida, ele leu o livro Safinah An-Najaa, que é um livro em Jurisprudência Shafi’i, ao Shaikh ‘Abd-ur-Rahmaan ‘Awl. Em seguida, leu o livro Al-Minhaaj, Jurisprudência Shafi’i, ao Shaikh Haaj ‘Ali Tam’asi. Depois disso, ele leu o texto de Al-Ajrumiyyah, sobre gramática árabe, ao Shaikh Muhammad Nur Hirsi, assim como a sua explicação Al-‘Ashmaawi. Em seguida, Milhat-ul-‘Iraab, bem como Laamiyyat-ul-Af’aal sobre morfologia Árabe.
Depois de completar seus estudos com os Estudiosos terra dele, decidiu viajar para outras terras à busca do conhecimento, seguindo os passos dos predecessores piedosos (i.e. Os Salaf-As-Saalih). Assim, a sua primeira viagem foi para a Etiópia, em seguida para Djibuti, Iêmen onde encontrou um homem de Makkah no qual questionou-lhe sobre como era Makkah, ao que o homem respondeu: “Ó Muhammad, existe uma escola em Makkah em que ensinam hadith. É chamada Daar-ul-Hadith.” Assim, ele ficou bastante contente com isso e viajou para Makkah a partir de San’aa nos finais do ano 1359H com outras pessoas que iam para Hajj. Ele chegou em Makkah em 1360H e alistou-se na Daar-ul-Hadith.
O Shaikh continuou procurando conhecimento no Haram e na Daar-ul-Hadith. Ele estudou sob o Shaikh ‘Abd-ur-Razzaaq Hamzah Al-Misri, Shaikh Abu As-Samah, Imaam do Haram, Shaikh Sulaymaan Ibn ‘Abdir-Rahmaan Al-Hamdaan, professor de Tawhid e Hadith na Masjid Al-Haraam, Shaikh Abi Sa’id Al-Pakistani, Shaikh Muhammad Sultaan Al-Ma’sumi, Shaikh Abu Muhammad ‘Abdul-Haqq Al-Haashimi, e Shaikh Ibn Maani’.
Depois de estudar dois anos na Daar-ul-Hadith ele foi apontado como prefessor de Língua Árabe. Graduou da Daar-ul-Hadith com aprovação superior (Ijaazah ‘aaliyah) e com o grau de Mujtahid, em 1975. Em seguida, ele foi apontado como professor da Universidade Islâmica de Madinah. E em 1406H foi apontado como professor do Haram.
Sua Abstinência e Piedade
O Shaikh foi um daqueles que se abstêm do luxo mundano. Ele não sabia nada do dunyaa pois ele tinha abandonado a vida mundana após lhe ser apresentada. Dentre os exemplos é a seguinte história: Ele vivia num apartamento pequeno, e lhe foi dito: “Podemos procurar um outro apartamento para ti”, ele respondeu dizendo: “Vocês querem que as pessoas digam que Muhammad é avarento?”
Seus Estudantes
Numerosos estudantes estudaram sob o Shaikh, numero que não pode ser contado, seja na Daar-ul-Hadith ou na Masjid Al-Haraam ou mesmo na Universidade Islâmica.
Os seus círculos educacionais eram constantemente frequentados e participados pela elite dentre os nobres estudiosos, tais como:
1. Shaikh Muhammad Ibn ‘Abdillaah As-Subayyal, o chefe dos assuntos dos Haramain e Imaam e khatib da Masjid Al-Haraam.
2. Shaikh Yahyaa Ibn ‘Uthmaan Al-Makki Al-Hindi, dentre os estudiosos de Hijaaz.
3. Shaikh Muqbil Ibn Haadi Al-Waadi’i, o Muhaddith das terras de Iêmen, que descreveu o seu Shaikh no seu livro ‘Al-Muqtarah fi ‘Ilm-il-Mustalah‘ como “a pessoa mais conhecedora da Ciência de Hadith na área de Hijaaz.”
4. Shaikh ‘Umar Ibn Muhammad Ibn ‘Abdillaah As-Subayyal, Imaam e Khatib da Masjid Al-Haraam.
5. Shaikh Ahmad Wulu Al-Habashi.
6. Shaikh Muhammad Hasan Al-Jaysh