Biografia de Shaikh Zayd Al-Madkhaly

Por: Fawaaz bin ‘Ali Al-Madkhaly

Seu Nome e Sua Linhagem

Ele é o nobre Shaikh e estimado estudioso,  Zayd bin Muhammad bin Haadi Al-Madkhaly.

Seu Lugar de Nascimento e Infância

Ele nasceu em 1357H numa cidade chamada Rukubah na Arábia Saudita. Este foi o lugar onde ele cresceu e iniciou os seus primeiros estudos. Posteriormente, ele entrou na Escola Salafi em Saamitah. Em 1368H, ele teve o contacto com Shaikh Haafidh Al-Hakami em Bish e estudou com ele, bem como outros estudantes que estavam distantes de suas casas. Quando o Instituto Educacional (ma’ahad) foi aberto em Saamitah, ele matriculou-se nele e graduou em 1379H/1380H. Depois disso, ele matriculou-se no Colégio de Shari’ah em Riyadh, onde ele gradou em 1383H/1384H.

Antes de sua graduação, ele foi apontado como um professor do Instituto Educacional de Saamitah, onde ele continuou a ensinar até se aposentar em 1/7/1417H. Em 1416H ele fundou a primeira Biblioteca Salafi Beneficente de Samitah, que contém mais de quatro mil livros. Ele fez isso como um serviço para os estudantes de conhecimento que procuram abrigo vindo de todas as regiões.

Seu Papel no Da’wah

Nos ajuntamentos dele não faltam estudantes que buscam o conhecimento dele ou as pessoas que buscam os veredictos religiosos dele. Ele desempenha um papel activo no Da’wah (Chamamento) para no distrito de Jaazaan, como também durante os dias de Hajj. As suas lições são contínuas – todos os louvores são para de tal forma que tanto os livros abreviados como também as obras longas são aprendidas com ele.

No distrito de Jaazaan ele é considerado o segundo homem com relação ao conhecimento, fatwaa e chamamento a (Da’wah) depois de Shaikh Ahmad bin Yahyaa An-Najmi.

Shaikh Ahmad An-Najmi foi questionado: “Ó Shaikh! O que tu dizes sobre aquele que diz: ‘Eu não reconheço Shaikh Zayd Al-Madkhali ou Shaikh Rabi’ Al-Madkhali. Eu não os reconheço como sendo dentre os estudiosos e não obtenho conhecimento a partir deles. Eu não reconheço ninguém excepto Shaikh ‘Abdul-‘Aziz bin Baaz.’ Assim, como é que tu respondes a isto?

O Shaikh  respondeu: “Nós pedimos para guiar e garantir um rumo a essa pessoa, entretanto, Shaikh Rabi’ Al-Madkhali e Shaikh Zayd Al-Madkhali – ambos são dentre os estudiosos Salaf sinceros. Ele deve os reconhecer (como estudiosos) e estar ciente disso. E ele não os deve desacreditar, porque desacreditar neles significa desacreditar na Sunnah do Mensageiro de que eles carregam. Nós não dissemos que eles são livres de erros. Porém, a metodologia deles é Salafi. Portanto, os estudantes de conhecimento devem ler os livros deles e obter a verdade neles…”[1]

Seus Livros

Ele tem uma forte inclinação à escritura. Dentre os seus livros impressos são:

  1. Al-Hayaat fi Dhill al-‘Aqidah al-Islaamiyyah [O Sustento na Sombra da Crença Islâmica].

  2. Al-Ajwibah as-Sadidah ‘alaa al-As’ilah ar-Rashidah (vol. 1-8) [Respostas à Perguntas em oito volumes].

  3. Sharh al-Qasidah al-Haa’iyah [Uma Explicação de algumas poesias do seu Shaikh Haafidh Al-Hakami, rahimahullaah].

  4. Al-Afnaan an-Nadiyyah Sharh as-Subul as-Sawiyyah Li-Fiqh as-Sunan al-Marwiyyah (vol. 1-7).

  5. Al-Manhaj al-Qawim fi at-Ta’si ‘alaa ar-Rasul-il-Karim.

  6. Majmu’ah Rasaa’il [Uma Colecção de Dissertações].

  7. Qutuf fi Nu’ut as-Salaf [Características Seleccionadas dos Salaf].

  8. Al-Irhaab wa Aathaaruhu fil-Afraad wal-Mujtami’ah [O Terrorismo e os Seus Efeitos em Indivíduos e Sociedades].

  9. Al-Mandhumaat al-Hisaan wad-Diwaan al-Malih (vol. 1-2).

  10. Al-Jahd-ul-Mab’dhul fi Tanwir-il-‘Uqul bi-Sharh Mandhumah Wasilat-il-Husul ilaa Muhimmaat-il-Usool (vol. 1-3).

  11. Asbaab Istiqaamat-ish-Shabaab wa Bawaa’ith Inhiraafihim [As Causas da  Rectidão e  Desvio  da Juventude].

  12. Wujub Sitr-ul-Wajhi wal-Kaffayn [A Obrigação da (Mulher) Cobrir a Cara e as Mãos].

Existem ainda outros livros que ele escreveu. O Shaikh continua se esforçando e chamando para a Manhaj Salafi. Que abençoe a ele e os seus esforços e prolongue a sua vida.

[1] Nota do tradutor: Esta citação foi adicionada a biografia devido ao seu benefício. Para a citação referir a al-Fataawaa al-Jalilah de Shaikh Ahmad An-Najmi (pág. 19).

Fonte: Introdução ao “Tariqat-ul-Wusul ilaa Idaah ath-Thalaathat-il-Usool.