Veredito sobre o estabelecimento de uma segunda oração em congregação na mesquita

::Pelo: Comité Permanente Para Pesquisas e Emissão de Vereditos Islâmicos::
Fonte: فتاوى اللجنة الدائمة, vol.7, pág.311-313, segunda pergunta da fatwa nº2583.
Traduzido por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
 
***
 
[Pergunta]: As pessoas que atrasam à oração em congregação na mesquita e encontram as pessoas enquanto já rezaram, será que lhes é permitido de efetuarem uma outra congregação ou não? Será que existe discrepância entre a narração «quem de vós faz caridade a esse (i.e. rezando com ele)» e o dito de ibn Mas’ud – que Allaah esteja Satisfeito com ele – e outros: “quando perdíamos ou terminava a oração em congregação orávamos individualmente” ou como disse – que Allaah esteja satisfeito com ele?
 
__________________________________________________________
 
[Resposta]: Aquele que chega na mesquita e encontra a congregação enquanto já rezou com o imaam principal, então que reze em congregação com aqueles iguais a ele que perderam a congregação [principal] ou então que alguém dentre os que já rezaram o dê caridade rezando com ele, devido ao que Ahmad relatou no seu Musnad e Abu Dawud no seu Sunan a partir de Abu Sa’id Al-Khudri – que Allaah esteja Satisfeito com ele – “de que o Mensageiro de Allaah صلى الله عليه و سلم viu um homem rezando a sozinho e disse: «quem de vós pode dar caridade a esse rezando com ele?» então levantou um homem e rezou com ele” [Sunan Abi Dawud (nº574), Musnad Ahmad (nº3/85) e Sunan Ad-Daarimi (nº1368)]. E relatou At-Tirmidh a partir de Abi Sa’id – que Allaah esteja Satisfeito com ele -disse: “Veio um homem enquanto o Mensageiro de Allaah صلى الله عليه و سلم já tinha rezado, então ele disse: «quem de vós lucra com esse?» então levantou um homem e rezou com ele” [Sunan At-Tirmidh (nº220)] e disse At-Tirmidh: esta é uma narração hassan. Bem como relatou essa narração Al-Haakim e considerou autêntica e Ad-Dhahab concordou com isso, bem como foi mencionada por ibn Hazm em Al-Muhalla e indicou a sua autenticidade. 
*
Abu Issaa At-Tirmidh disse: “esta é a opinião de vários companheiros do Profeta صلى الله عليه و سلم e o seus seguidores, disseram: não há mal em se rezar em congregação numa mesquita que já foi rezada a congregação [principal], também tomou essa opinião [Imaam] Ahmad e [Imaam] Ishaaq.
E outros são da opinião de que a pessoa deve rezar sozinho, essa é a opinião de Sufiyaan, ibn Al-Mubaarak, Maalik e Ash-Shaafi’i, escolheram a opinião de que a pessoa deve rezar sozinha…”
*
O que levou a eles e aqueles que os seguiram nisso de proibir (i.e. rezar em congregação) foi o medo da divisão e o surgimento de ódio e que os Ahlul-Ahwaa (seguidores de caprichos/inovações) tomassem isso como uma escusa de atrasar na congregação [principal] para rezarem numa outra congregação por de trás de um imaam que está de acordo com as sua seitas e inovações na Religião. Sendo assim, para evitar o surgimento da divisão e para eliminar os objetivos maléficos dos Ahlul-Ahwaa (seguidores de caprichos/inovações) eles proibiram de uma forma geral que se rezasse a oração obrigatória em congregação na mesquita depois de ser rezada a congregação com o imaam principal.
*
E a primeira opinião é a correta devido a narração mencionada e também devido ao Dito do Altíssimo: «Sejai piedosos para com Allaah de acordo com as vossas capacidades» [Surah At-Taghaabun: 16], bem como o seu صلى الله عليه و سلم dito: «Quando eu vos ordenar algo, então façam isso de acordo com as vossas capacidades» [Bukhaari (9/117) e Muslim (2/975)]. E não há dúvida de que efetuar a [oração em] congregação faz parte da piedade para com Allaah que a legislação islâmica ordenou, sendo assim, deve-se fazer o esforço de a estabelecer de acordo com as capacidades, e não é correto contrariar um texto religioso correto devido a opinião tomada por parte de alguns sábios de proibir a repetição da [oração em] congregação na mesquita. Portanto, é obrigatório agir de acordo com aquilo que indica o texto religioso correto. Caso for conhecido que alguém ou um grupo atrasam de propósito para repetir [a congregação] ou é conhecido como parte das suas características ou das características das suas seitas que eles atrasam para rezaram com pessoas como eles, então eles devem ser penalizados e o governante deve os punir com aquilo que ele achar correto como uma forma de conter a eles e os que se assemelham a eles dentre os Ahlul-Ahwaa (seguidores de caprichos/inovações), é dessa forma que se irá de fechar a porta para a divisão e eliminar os objetivos dos Ahlul-Ahwaa (seguidores de caprichos/inovações), sem com isso abandonar agir de acordo com as evidências que indicam [a permissão] da oração em congregação para aqueles que perderam a primeira congregação.
*
Somente Allaah é o Dador da compreensão. E que Allaah elogie o nosso Mensageiro Muhammad, bem como sua família e os seus companheiros.
——–—–
O Comité Permanente
Presidente: Abdul-Aziz bin Abdullaah bin Baaz
Vice Presidente: Abdur-Razzaaq Afify
Membro: Abdullaah bin Ghudayaan
Membro: Abdullaah bin Qa’ud