Veredito Sobre Fotografar ou Desenhar Pessoas e Animais

::Por: Shaikh Abdul-Aziz bin Baaz::

Fonte: dentre as perguntas colocadas ao Shaikh no Hajj do 1418H

Traduzido por: Nur Al-Islam Publicações

***

[Pergunta]: Qual é a vossa opinião sobre quem diz: “Fotografar pessoas é permitido, o que não permitido é desenhar com a mão”. E qual é o vosso conselho para as irmãs [Muçulmanas] que se colocam a frente para dar opiniões religiosas sem conhecimento?

__________________________________________________________

[Resposta]: Fotografar não é permitido, seja com a mão (i.e. desenhando) ou [usando outros meios], todas as fotografias são repugnáveis. O Profeta عليه الصلاة والسلام amaldiçoou os fotógrafos e disse صلى الله عليه وسلم: «Os fotógrafos são as pessoas com o pior castigo no Dia da Ressurreição» [Relatado por Al-Bukhaari (nº5950) e Muslim (nº2109)] e disse: «Todo o fotógrafo estará no Fogo» [Relatado por Muslim (nº2109)]. O fotógrafo será castigado no Fogo do Inferno por toda a imagem que ele fotografou para si mesmo.

Quando o Mensageiro صلى الله عليه وسلم viu uma imagem na cortina de Aa’isha pegou a cortina e rasgou [e em seguida] disse: «Na verdade, os autores dessas imagens serão castigados no Dia da Ressurreição e ser-lhes-á dito: dai vida ao que criastes!» É dever de todos os Muçulmanos estarem em alerta sobre as fotografias pois é autenticamente [narrado a partir do Profeta] صلى الله عليه وسلم como tendo amaldiçoado a pessoa que [vive] de Juros [assim como também] amaldiçoou o responsável disso, amaldiçoou [também] o fotógrafo, o tatuador e o tatuado [ver Al-Bukhaari (nº2086)], ou seja, ele [صلى الله عليه وسلم] advertiu contra a pessoa que vive de Juros e o tatuador. Portanto, fotografar [seres] que possuem alma como [por exemplo] um pombo, uma galinha, um camelo, uma pessoa, um pássaro, etc; Tudo isso possui alma [sendo assim] não é permitido fotografar [ou desenhar] isso, seja em papeis, na areia, na madeira ou em outros [objetos], bem como não é permitido esculpir [isso].

É necessário chamar atenção sobre todos homens e mulheres que emitem vereditos [religiosos] sem conhecimento [necessário para tal], todas as pessoas devem temer a Allaah [principalmente] as mulheres devem temer a Allaah e nenhuma delas deverá dar [opiniões religiosas] exceto possuindo o conhecimento [religioso necessário para tal], pois não é permitido falar por Allaah sem conhecimento. Todo o Muçulmano deve se abster disso pois dar opiniões religiosas [sem possuir] o conhecimento [religioso necessário para tal] é um grande mal, sendo assim o crente deve se abster disso e não deverá [dar opiniões religiosas] exceto se possuir o conhecimento [religioso necessário para tal] e deverá pedir perdão a Allaah sobre o que ele fazia (i.e. dar opiniões religiosas sem conhecimento).

 ——————–

 

Fonte da tradução: http://www.binbaz.org.sa/mat/4206

Anúncios