Veredito Sobre a Pessoa Que Morre Enquanto Não Rezava Durante a Sua Vida
::Por: Shaikh Abdul-Aziz bin Baaz::
Fonte: Publicado pela Revista العربية, edição nº187 do mês de Sha’baan do ano 1413H
Traduzido por: Nur Al-Islam Publicações-KSA
***
[O Locutor]: O irmão (nome omitido) de Amã, Jordânia, diz na sua pergunta: qual é o veredito Islâmico sobre a pessoa que morre e não rezava (i.e. durante a sua vida), sabendo que os seus pais são muçulmanos? Como é que ele deve ser tratado no que diz respeito a sua lavagem, o vestuário, a Oração para ele, o enterro, a súplica e a misericórdia sobre ele?
__________________________________________________________
[Resposta]: A pessoa que morre [dentre aqueles cuja as obrigações da Religião os abrange] e não rezava, então ele é um descrente. De acordo com a mais correta opinião dos sábios ele não deve ser lavado, não deve ser feito a Oração [do defunto] para ele, não deve ser enterrado no cemitério dos Muçulmanos e os familiares dele não podem herdar dele, o seu dinheiro pertence ao Tesouro Público dos Muçulmanos. A evidência disso é o dito do Mensageiro -صلى الله عليه وسلم- numa narração autêntica: «O que separa entre a pessoa e o politeísmo e descrença é o abandono da oração» relatado por Muslim no seu Sahih, também o seu -صلى الله عليه وسلم- dito: «O acordo existente entre nós e eles é [de efetuarmos] a Oração, portanto aquele que a abandonar com certeza é um descrente» relatado com uma cadeia autêntica por Imaam Ahmad e os coleccionadores da Sunan a partir da narração de Buraidah (Que Allaah esteja satisfeito com ele). Abdullaah bin Shaqiiq al-‘Uqayli um dos grandes estudantes dos Sahaabah, que Allaa tenha misericórdia dele, disse: “Os Companheiros do Mensageiro -صلى الله عليه وسلم- não consideravam abandonar nenhuma dentre as ações como sendo descrença exceto a Oração”. São várias as narrações e ditos sobre isso.
Isso (ou seja, as evidências acima citadas) aplicam-se para aqueles que abandonam a Oração devido a preguiça e não se opõem [ao fato da Oração] ser obrigatória. Quanto aqueles que se opõem [ao fato da Oração] ser obrigatória, então ele é um descrente e está fora do Islão de acordo com a opinião de todos os Sábios.
Pedimos Allaah que retifique a situação dos Muçulmanos, e os guiar para o Seu Caminho Reto, na verdade Ele Ouve tudo e Responde.
——————–
Fonte da tradução: http://binbaz.org.sa/mat/2371