Tawhid – A Unicidade de Allaah

Fonte: Troid.Ca

Ver em PDF

Allaah, O Altíssimo, diz: “Dize (ó Muhammad):’Este é o meu caminho: convido-vos para Allaah (i.e. para a Unicidade de Allaah – Monoteísmo Islâmico). Estou sobre clarividência, eu e quem me segue. E Glorificado seja Allaah! E não dos idólatras’.” [Surah Yussuf: 108]

Ibn Abbas (um companheiro do Mensageiro de Allaah, SallAllaahu ‘alayhi wa sallam) narrou: Quando o Mensageiro de Allaah enviou Mua’dh ao Iêmen, disse: “Tu irás aos Adeptos do Livro (cristãos e judeus), o primeiro acto é chama-los para testemunharem que “Não existe divindade digna de verdadeiro culto excepto Allaah.” [Al-Bukhaari nº1389]

Todos os Profetas de Deus, incluindo: Adão, Noé, Abraão, Isaac, Jacob e as tribos, Jesus e Muhammad (que a paz esteja com eles) chamaram os seus povos à mesma mensagem, adorar O Deus Único, sem parceiros, filhos ou associados. Para entender porque devemos adorar (O Deus Único), primeiros devemos aceitar a Unicidade do Senhorio de Allaah ou seja Tawhid-ar-Rububiyah. Isso significa, acreditar que somente existe Um Senhor por tudo quanto existe, o seu Criador, Organizador, Originador, Programador, Sustentador, Autoritário, Dador de Segurança, etc; Este é Allaah (O Deus Único).

A crença na Soberania de Deus Único não pode estar separada pelo acto de adoração ao Deus Único, ou seja, o Tawhid-al-Uluhiyah. Isso significa, acreditar que ninguém tem o direito de ser adorado (exemplo: orar, invocar, pedir ajuda ao invisível, sacrificar, a peregrinação, o jejum, dar caridade, etc) excepto Allaah. O aspecto final do Tawhid é a Unicidade dos Nomes e Atributos de Allaah, isso significa:

  1. Não devemos atribuir nenhum nome a Allaah excepto o que Allaah ou o Seu Mensageiro nomeou ou atribuiu a Ele.

  2. Ninguém pode ser chamado nomes ou dado atributos com os Nomes ou Atributos de Allaah, exemplo: O Poderoso (Al-‘Aziz).

  3. Devemos afirmar todos os Nomes e Atributos de Allaah da forma como Ele afirmou no Seu Livro (Al-Qur’aan) ou da forma como o Seu Mensageiro Muhammad mencionou, sem altera-los ou ignora-los completamente ou distorcer e dar-lhes outros significados ou assemelha-los com qualquer dentre as coisas criadas.

Estes três aspectos de Tawhid encontram-se no significado de Laa Ilaaha Illah Allaah (Ninguém tem o direito de ser adorado, verdadeiramente, excepto Allaah). É essencial seguir Mensageiro de Allaah, Muhammad (SallAllaahu ‘alayhi wa sallam) e isso é parte da adoração do Deus Único (Tawhid-al-Uluhiyah). Isto está incluso no sentido de “eu testemunho que Muhammad, SallAllaahu ‘alayhi wa sallam, é o Mensageiro de Allaah”, e isso significa: “Ninguém tem o direito de ser seguido a depois do Livro de Allaah (Al-Qur’aan)” excepto o Mensageiro de Allaah, Allaah diz: “E o que o Mensageiro vos conceder, tomai-o, e o de que vos proibir, abstende-vos.” [Surah Al-Hashr: 7]

Laa Ilaaha Illah Allaah é o fundamento do Tawhid (Monoteísmo Islâmico) e do Islaam. É um sistema de vida completo, através do qual, todas as formas de culto (para Allaah) são realizados. Isso acontece quando um Muçulmano se submete a Allaah, e suplica somente a Ele e volta-se em todas as questões (de certo e errado) à Sua Lei, com exclusão de todos outros sistemas de leis.

A palavra ilah (Deus) significa Aquele que é obedecido e não desafiado, por um senso de respeito e reverência, amor, medo e esperança, a colocação de uma confiança Nele, pedindo e suplicando somente a Ele. Aquele que volta qualquer uma dessas questões (que são os direitos de Allaah) a um ser criado, então tirou a sinceridade da sua declaração de Laa Ilaaha Illah Allaah. E adorou um ser criado na medida em que ele dirigiu essas questões a ele.”

O Profeta (SallAllaahu ‘alayhi wa sallam) disse: “Quem disser Laa Ilaaha Illah Allaah com sinceridade entrará no Paraíso.” [Relatado por Bazzar e declarado autêntico por Al-Albaani em Sahih Al-Jami’]

A Pessoa sincera é aquela que compreende (o Laa Ilaaha Illah Allaah), age de acordo com os seus requisitos, chama os outros e dá-lhe prioridade sobre todas as outras questões, porque é a fórmula concisa do Tawhid (Monoteísmo Islâmico) de que os seres humanos são criados.

Portanto, o Laa Ilaaha Illah Allaah irá somente de beneficiar àquele que o disser se estiver de acordo com o seu significado na sua vida, e não o anular associando parceiros a Allaah, como suplicar aos falecidos ou chamar sobre os vivos ausentes. O Profeta (SallAllaahu ‘alayhi wa sallam) disse: “Quem disser Laa Ilaaha Illah Allaah, isso será a sua salvação num dia, não importa os seus pecados anteriores.” [Isso foi relatado por Baihaaqi e declarado autêntico por Al-Albaani em Ahaadith Sahih nº1932]

Como conclusão, é a partir dessa compreensão do Tawhid que confirma o que os Muçulmanos já sabem, o Islaam é a única religião monoteísta e o modo de vida aceitável perante O Criador.