Será Que é Parte da Metodologia dos Salaf Criticar os Governantes Sobre o Mimbar?
*
::Por: Shaikh Abdil-Aziz bin Baaz::
Fonte: مجموع فتاوى و مقالات متنوعة, vol.8, pág.210-211, 5ª edição do ano 2012
Traduzido e revisado por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
Traduzido e revisado por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
***
[Pergunta]: Será que é parte da Metodologia dos Salaf criticar os governantes sobre o Mimbar (lugar onde o Imaam faz sermões às sextas-feiras)? E qual é a metodologia dos Salaf no que diz respeito a aconselhar os governantes?
__________________________________________________________
[Resposta]: Não é parte da metodologia dos Salaf tornar público os defeitos dos governantes, divulgando isso sobre os Mimbar. Pois isso fomenta a confusão e [leva as pessoas] a desobediência [aos governantes] naquilo que é bom, e isso causa também disputas que são prejudiciais e que não são benéficas. Para os Salaf, a forma correta e a ser seguida é aconselhar o governante em privado ou enviar-lhe uma carta ou contactar os sábios que estão em contacto com ele de modo que lhe orientem para o bem.
*
Quanto ao caso de denunciar o mal sem mencionar a pessoa que faz isso, como é o caso de denunciar o adultério, o álcool e o juro sem mencionar a pessoa que faz isso, então isso é algo que é obrigatório conforme a generalidade das evidências.
*
É suficiente denunciar os pecados e advertir contra isso sem ter de mencionar a pessoa que faz isso, seja ele um governante ou outros além dele.
*
Quando houve confusão no tempo de Uthmaan, que Allaah esteja satisfeito com ele, algumas pessoas disseram para Usaamah bin Zaid, que Allaah esteja satisfeito com ele: “porque é que não aconselhas a Uthmaan?” Ao que respondeu: “vocês acham que eu não aconselho a ele somente porque vocês não ouvem isso? Eu falo com ele em privado sem que espalhe o assunto, não gosto de ser o primeiro a tornar isso público!”
*
Quando os Khawaarij (aqueles que se rebelam e se opõem aos governantes Muçulmanos) ignorantes abriram a porta do mal na época de Uthmaan, que Allaah esteja satisfeito com ele, opuseram-se a Uthmaan abertamente [e como consequência disso] a confusão, a matança e o mal tornaram-se ainda maior, e as pessoas ainda sofrem as consequências disso até nos dias de hoje, e como consequência disso levou ao desentendimento entre Ali e Mu’awiyyah, que Allaah esteja satisfeito com eles, bem como o Uthmaan, que Allaah esteja satisfeito com ele, foi assassinado como resultado disso. Assim como, muitos dos companheiros do Profeta صلى الله عليه و سلم foram mortos como consequência da denúncia em público e a menção dos defeitos [do governante] em público [feito pelos Khawaarij], até que algumas pessoas passaram a ter ódio para com o seu governante acabando por mata-lo.
*
Iyaad bin Ghunmi Al-Ash’ari narrou que o Mensageiro de Allaah صلى الله عليه و سلم disse: «Quem quiser aconselhar aquele que tem autoridade, então que não lhe surpreenda em público! Mas sim pegue na mão dele e fique em privado com ele, caso ele (i.e. o governante) aceite dele [o conselho] então esse é o objetivo, caso não com certeza ele fez o que lhe convém.» [Relatado por Imaam Ahmad (3/403-404)]
*
Pedimos a Allaah para nós e para os nossos irmãos Muçulmanos a segurança e sossego contra todo o mal, na verdade Ele é Ouvinte e Respondedor das preces.
*
E que Allaah derrame a sua paz e bênção sobre o nosso querido Muhammad, a sua família e os seus companheiros.
*
——–