SERÁ QUE A VISUALIZAÇÃO DA LUA NOVA NUM PAÍS IMPLICA QUE TODOS PAÍSES DEVEM SEGUIR ESSA VISUALIZAÇÃO?
::Por: Shaikh Abdullaah bin Humayd – rahimahu Allaah – (antigo presidente do Conselho Supremo de Justiça, Reino da Arábia Saudita).
::Fonte: Fataawa Shaikh ‘Abdullaah bin Humayd, vol.1, pág.507-508
::Traduzido por: Faisal bin Muhammad
***
De ‘Abdullaah bin Muhammad bin Humayd para o irmão…
As-Salaamu ‘Alaykum wa Rahmatullaahi wa Barakaatuh,
Prosseguindo:
Chegou-nos a vossa correspondência que contém um pedido de resposta: sobre o jejum de ‘Arafah (dia nove de Dhil Hijjaah) quando é que devem jejuar caso ocorra diferença entre dois países na especificação desse dia. Por exemplo, no vosso país o ‘Arafah coincide numa Quarta-feira e no Reino da Arábia Saudita coincide numa Terça-feira, será que se deve jejuar na Quarta-feira com base no vosso país ou [jejuar] na Terça-feira [com base na Arábia Saudita]?
E a resposta é a seguinte:
A opinião mais preponderante no que diz respeito ao jejum, seja ele o jejum do Ramadaan ou o jejum do Dia de Ashurah ou outros, é que os residentes de cada país devem jejuar de acordo com a confirmação da visualização da lua nova [no seu país], e não se considera a visualização da lua nova doutros países, principalmente se os locais de nascimento da lua forem diferentes e os países estiverem distantes uns dos outros. Como foi afirmado pelos peritos dentre os sábios hanafis, shafi’is, maaliks e hanbalis, e outros.
Isso devido a narração de ‘Abdullaah bin ‘Abbaas coleccionado por Muslim, Abu Dawud, An-Nassaai, At-Tirmidhi e outros, a partir de Kuraib:
«De que Umm Al-Fadl bint Al-Haarith enviou-lhe para ir ter com Mu’aawiyyah [que Allaah esteja satisfeito com ele] em Shaam (Atual Síria).
[Kuraib] disse: cheguei em Shaam e finalizei o que ela queria e apareceu a lua nova de Ramadaan enquanto eu ainda estava em Shaam, sendo assim vi a lua nova na noite duma Sexta-feira. Em seguida, regressei a Madinah no fim do mês, ‘Abdullaah bin ‘Abbaas (que Allaah esteja Satisfeito com ele e o pai) questionou-me sobre a lua nova dizendo: Quando é que vocês viram a lua nova (i.e. em Shaam)?
Respondi: vimos ela na noite de Sexta-feira.
Disse: Tu viste-a [pessoalmente]?
Respondi: sim, as pessoas também a viram e jejuaram, bem como Mu’awiyyah também jejuou.
Ele disse: Quanto a nós (i.e. em Madinah) vimos ela na noite de Sábado, sendo assim continuaremos a jejuar até completarmos trinta dias ou vermos a lua nova.
Eu disse: Não é suficiente para ti a visualização e o jejum de Mu’aawiyyah [em Shaam]?
Respondeu: Não, pois foi assim que Mensageiro de Allaah صلى الله عليه وسلم nos ordenou a fazer». [Relatado por Muslim no seu Sahih, no Livro sobre o jejum (nº1087), Abu Dawud (6/ 453), At-Tirmidh (3/ 376) e An-Nassaai (4/ 131)]
Portanto esta narração autêntica indica que cada povo tem a sua visualização, e a palavra de ibn ‘Abbaas: “pois foi assim que Mensageiro de Allaah صلى الله عليه وسلم nos ordenou a fazer” indica que isso é algo conhecido a partir do Mensageiro de Allaah صلى الله عليه وسلم, ele não rejeitou a informação de Kuraib por ser informação vinda de uma única pessoa, mas sim por ser conhecido de forma autêntica a partir do Mensageiro de Allaah صلى الله عليه وسلم o que indica que não se deve seguir a visualização da lua nova doutro país.
E é dessa forma que se atuava no tempo dos Sahaabah e os Taabi’un, visto que eles não procuravam a visualização da lua nova, se ela foi vista ou não noutros países.
Contudo, caso for confirmado a visualização da lua no leste, então isso indica que há certeza que se visualizará no oeste, e não o oposto, como foi a conclusão da perícia de [Shaikhul-Islam] ibn Taymiyyah (que Allaah tenha misericórdia dele).