Quem São Os Mais Castigados: Os Pecadores ou os Inovadores na Religião?

*

::Por: Shaikh Saalih bin Fawzaan Al-Fawzaan::

Fonte: retirado do livro الاجوبة المفيدة عن المناهج الجديدة pág.26-27 (3ª edição 1424H)

Traduzido por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad

***

[Pergunta]: Quem são os mais castigados: os pecadores ou os inovadores na Religião (mubtadi’ah)?

__________________________________________________________

[Resposta]: Os mais castigados são os inovadores na Religião, porque a inovação na Religião (bid’ah) é pior do que o pecado. E a inovação na Religião é [a ação] mais querida para o Shaitaan que o pecado. Isso porque o pecador se arrepende, enquanto que o inovador na Religião (mubtad’i) é raro que se arrependa. Pois ele pensa que está sobre a verdade, ao contrário do pecador, sendo que ele tem noção de que ele é um pecador e o que ele faz constitui um pecado. Mas quanto ao inovador na Religião, ele pensa que é obediente e que está na obediência [quando pratica a sua inovação].

Sendo assim, a inovação na Religião, peço o refúgio em Allaah contra isso, torna-se pior que o pecado. Razão pela qual, os Salaf advertem sobre sentar [ou estar na companhia] dos inovadores na Religião. Isso porque eles (i.e. os inovadores) afetam todo aquele que se senta com eles, sendo assim o perigo deles é bastante alarmante!

Não há dúvida de que a inovação na Religião é pior que o pecado, e o mal do inovador na Religião é mais prejudicial às pessoas que o mal do pecador. Por isso os Salaf disseram: “Fazer o pouco da Sunnah é melhor do que fazer esforços na prática da inovação“.

 ——————–