Quando é Que Alguém é Considerado Como Salafi e Quando é Que Alguém é Considerado Como Estando Fora da Salafiyyah?
*
::Por: Shaikh Zaid bin Haadi Al-Madkhali::
Fonte: retirado do livro الأجوبة الأثرية pág.85-86
Traduzido por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
***
[Pergunta]: O princípio que diz: “aquele cuja a Salafiyyah for estabelecida com certeza, não sai disso exceto com certeza“, será que esse princípio é correto? E quando é que se considera uma pessoa como não sendo Salafi?
__________________________________________________________
[Resposta]: O princípio que diz: “Aquele cuja a Salafiyyah for estabelecida com certeza, não sai disso exceto com certeza” o que me é aparente é que esse princípio é correto, assim como o [princípio] “Muçulmano não saí do Islam para o Kufr (descrença) exceto com certeza absoluta de que ele cometeu [um ato de] apostasia no Islam.” O mesmo é o caso do Salafi que lhe foi testemunhado por pessoas de confiança de que ele é um Salafi e certificaram-se disso, [portanto] não é permitido a ninguém o tirar disso (i.e. da Salafiyyah) e o colocar ao lado dos Ahlu Al-Ahwaa (pessoas desviadas por seguirem os seus caprichos), exceto com certeza ou [conhecimento] de coisas que indicam a isso.
Como disse Abu Amri Al-Awzaai:
“Aquele que esconder de nós a sua bid’ah (inovação na Religião), então não esconderá de nós os seus companheiros“. E a pessoa é considerada como não sendo Salafi caso escolha para si uma metodologia contrária à metodologia dos Ahlus-Sunnah wal-Jamaa’ah, e começa tornar público a sua inimizade contra os Ahlus-Sunnah, e junta a sua voz às vozes dos Ahlul-Bid’ah (Inovadores na Religião) e apoia as metodologias deles e propaga isso.
——————–