Quais São as Ações dos Inovadores que São Invalidadas?

*
::Pelo: Comité Permanente Para Pesquisas e Emissão de Vereditos Islâmicos::
Fonte: فتاوى اللجنة الدائمة, primeira coleção, vol.2, nº da Fatwa 6719, pág.463
Traduzido por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
***
[Pergunta]: O Mensageiro de Allaah صلى الله عليه وسلم disse: «Aquele que fizer uma ação que não estiver de acordo com a nossa [Religião] terá isso rejeitado». Será que é somente rejeitado ao inovador a sua ação que  constitui inovação ou todas as suas ações?
__________________________________________________________
[Resposta]:  As inovações diferem umas das outras, dentre elas existem aquelas que invalidam a Religião, e dentre elas existem aquelas que ocorrem na forma como a adoração é feita ou inventar algo na Religião que não foi legislado. Caso a ação inventada for daquelas que invalidam a Religião, como por exemplo, invocar outros além de Allaah, nesse caso a sua inovação bem como todas as suas ações serão invalidadas. Allaah, O Altíssimo, disse: «E Voltaremos ao que eles fizeram dentre as ações, e as Tornaremos como partículas de poeira dispersas» [Surah Al-Furqaan: 23]. E caso seja na forma como a adoração é feita, como por exemplo o Takbir, a Dhikr e a Talbiyah em congregação, ou uma inovação inventada na Religião que não foi legislada, como é caso de celebrar o Mawlid (nascimento do Profeta ou doutra pessoa), portanto, a pessoa que fazer isso terá essa ação rejeitada. Devido ao que foi relatado no [Al-Bukhaari e Muslim] a partir do Profetaصلى الله عليه وسلم como tendo dito: «Aquele que inventar algo nessa nossa [Religião] que não faz parte dela terá isso rejeitado».
*
Somente Allaah é o Dador da compreensão. E que Allaah elogie ao nosso Mensageiro Muhammad, sua família e seus companheiros.
——–
O Comité Permanente
Presidente: Abdul-Aziz bin Abdullaah bin Baaz
Vice Presidente: Abdur-Razzaaq Afify
Membro: Abdullaah bin Ghudayaan
Membro: Abdullaah bin Qa’ud