Porque é Que a Arábia Saudita Não Demoliu a Cúpula Verde Que Os Turcos Colocaram Sobre a Sepultura do Profeta?

*
::Por: Shaikh Abdul-Aziz bin Abdullaah bin Baaz::
Fonte: فتاوى نور على الدرب, vol.2, pág.337-339
Traduzido por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
***
[Pergunta]: Sem dúvida, eu sei que a construção das cúpulas sobre as sepulturas não é permitido, mas algumas pessoas dizem: que isso é permitido e usam como seu argumento a [existência de cúpula sobre a sepultura] do Profeta صلى الله عليه وسلم, e dizem: que Muhammad bin Abdul-Wahhaab demoliu todas as cúpulas e deixou aquela cúpula, ou seja, a cúpula [sobre a sepultura] do Profeta صلى الله عليه وسلم. Sendo assim, deveria ser demolida visto que as pessoas não têm dúvidas. Com base nisso, como é que podemos refutar a esses indivíduos? Elucide-nos por favor, que Allaah vos recompense com o bem.
__________________________________________________________
[Resposta]: Não há dúvida de que as cúpulas sobre as sepulturas constitui inovação na Religião (bid’ah) bem como é algo repugnável, como é o caso das mesquitas sobre sepulturas, tudo isso constitui inovação na Religião e tudo isso é algo repugnável, devido ao que foi autenticamente narrado a partir do Mensageiro de Allaah صلى الله عليه وسلم como tendo dito: «Que a maldição de Allaah esteja sobre os judeus e os cristão! Tomaram as sepulturas dos seus Profetas como templos» [Bukhaari (1390)], bem como o que foi autenticamente narrado a partir dele عليه الصلاة والسلام como tendo dito: «Aqueles que vieram antes de vós tomavam as sepulturas dos seus Profetas como templos, portanto, não tomem as sepulturas como mesquitas, pois eu vos proíbo disso» relatado por Muslim no seu Sahih (nº532), bem como o que foi autenticamente narrado a partir de Jaabir bin Abdillaah, que Allaah esteja Satisfeito com ele e com o pai, como vem no Sahih Muslim a partir do Profeta عليه الصلاة والسلام de que ele proibiu de rebocar as sepulturas, sentar sobre as sepulturas e construir sobre as sepulturas, portanto ele صلى الله عليه وسلم estabeleceu a proibição sobre a construção e reboco das sepulturas, bem como sentar sobre elas. Sem dúvida de que colocar cúpula sobre ela constitui uma forma de construção, o mesmo é o caso de construir uma mesquita sobre a sepultura constitui uma construção, bem como colocar tetos e paredes sobre ela constitui uma forma de construção.
*
Sendo assim, é obrigatório deixar as sepulturas expostas na terra como estavam expostas no tempo do Profeta صلى الله عليه وسلم no cemitérios de Baqi (cemitério de Madinah) e noutros cemitérios. A sepultura é elevada na terra mais ou menos a altura de um palmo da mão, para que se saiba de que existe uma sepultura e não seja desrespeitada. Quanto a construir sobre ela uma cúpula ou um quarto ou um teto ou algo do género, então isso não é permitido. Pelo contrário, as sepulturas devem permanecer sobre o seu estado, expostas, e não se deve acrescentar nada sobre ela senão a sua areia, portanto deve-se usar a areia da sepultura retirada durante a escavação dela e elevar a altura de um palmo da mão e isso é suficiente, como veio na narração de Sa’d bin Abi Waqqaas, que Allaah esteja Satisfeito com ele, disse: “Cavem para mim uma cova e coloquem nela um sinal como o Mensageiro de Allaah صلى الله عليه وسلم fazia” e numa outra versão vem: “então ele elevou a sua sepultura, ou seja a sepultura do Profeta صلى الله عليه وسلم, a altura de um palmo da mão.
*
Em resumo, a sepultura deve ser elevada a altura de um palmo da mão, para que se saiba de que é uma sepultura e para que não seja desrespeitada e pisada ou seja sentada por cima dela. Quanto a construir sobre ela, isso não é permitido, seja isso uma cúpula ou seja o que for, devido as narração mencionadas anteriormente, a narração de Jaabir e a narração de Aa’ishah e outras narrações. E a narração de Jaabir possui uma clara a proibição de construir sobre as mesquitas.
*
Agora, quanto a cúpula sobre a sepultura do Profeta صلى الله عليه وسلم essa foi uma invenção inventada por um dos reis Turcos a poucos séculos atrás, nos séculos 8 ou 9 [da Hijrah]. As pessoas não demoliram isso por vários motivos, dentre eles, a ignorância de muitos que tomaram a liderança de Madinah, bem como medo de que isso cause confusão, pois  algumas pessoas temem criar confusão, se ele demolisse a cúpula pode ser que as pessoas ficassem revoltadas contra ele. Diriam: “esse odeia o Profeta صلى الله عليه وسلم…esse é um…” Este é o motivo na qual a Arábia Saudita deixou essa cúpula, pois se a Arábia Saudita demolisse isso pode ser que os ignorantes e muitas pessoas ignorantes diriam: “esses aí demoliram isso devido ao ódio que eles têm pelo Profeta صلى الله عليه وسلم” eles não dirão: “eles demoliram isso porque é uma inovação”, mas sim dirão: “porque eles odeiam o Profeta صلى الله عليه وسلم”, é isso que os ignorantes e os que se assemelham a eles dizem. Portanto, o primeiro governo Saudita bem como o da presente época somente deixaram essa cúpula inventada por receio de que demolir isso possa causar confusão, e para que não pensem mal dela (i.e. Arábia Saudita). E não há dúvida, Allaah é Quem Merece todos os louvores e elogios, de que a Arábia Saudita acredita que construir sobre as sepulturas é algo ilícito, bem como de que não é permitido de colocar cúpulas sobre as sepulturas. O Profeta صلى الله عليه وسلم foi enterrado na casa de Aa’ishah para se evitar a tentação [com a sepultura] dele, e para que se evitasse o exagero [com a sepultura] dele. Sendo assim, os Companheiros o enterraram na casa de Aa’ishah como uma forma de evitar a tentação, e as paredes já existiam a muito tempo. Eles o enterraram dentro da casa como forma de o proteger عليه الصلاة والسلام da tentação dos ignorantes.
*
Quanto a essa cúpula, isso foi colocado mais tarde devido a ignorância de alguns governantes, caso seja retirada não há mal nisso, pelo contrário isto é que é o correto a fazer, mas pode ser que alguns ignorantes não se contenham e podem pensar de que aquele que demoliu está sobre a falsidade, e que ele tem ódio para com o Profeta عليه الصلاة والسلام, e é por esta razão que o governo Saudita deixou essa cúpula assim como ela está, pois isso é obra feita por outros e eles não gosta de causar confusão e pânico que pode ser causada por algumas pessoas dentre os adoradores de sepulturas e os que exageram no que diz respeito aos mortos dentre os idolatras, assim irão de acusar a Arábia Saudita daquilo que ela é livre, que é o ódio e o afastamento do Profeta صلى الله عليه وسلم.
*
Os sábios sauditas incluindo Shaikh Muhammad bin Abdul-Wahhaab, que Allaah Tenha misericórdia dele, e outros além dele dentre os sábios, com a Graça de Allaah, eles todos estão sobre a Sunnah e sobre a metodologia dos Companheiro do Profeta صلى الله عليه وسلم e aqueles que os seguiram no bem no que diz respeito ao monoteísmo, a sinceridade em Allaah e a advertência contra o shirk (politeísmo) e contra as inovações na Religião (bid’ah) ou aquilo que conduz ao shirk. Eles são as pessoas que mais respeitam ao Profeta صلى الله عليه وسلم e aos seus Companheiros, bem como As-Salaf As-Saalih (predecessores piedosos) são as pessoas que mais respeitam ao Profeta صلى الله عليه وسلم e aos seus Companheiro, que Allaah esteja Satisfeito com eles todos, eles seguem os passos e a metodologia dos As-Salaf As-Saalih no amor a ele صلى الله عليه وسلم e enaltecem o seu estatuto, o enaltecimento legislado. O enaltecimento sem exagero e inovação na Religião, mas sim o enaltecimento que implica o seguir a sua legislação e enaltecer as suas obrigações e proibições, defender a sua Sunnah, chamar as pessoas para seguirem a Sunnah e os advertir contra cometerem idolatria com ele ou com outros, os advertir contra as repugnantes inovações na Religião. Portanto, eles estão sobre essa metodologia desde o primeiro dentre eles ao último, convidam as pessoas a seguirem ao Mensageiro de Allaah صلى الله عليه وسلم e a enaltecerem a sua Sunnah e a adorarem somente a Allaah, e não O atribuírem parceiros na adoração, Glorificado Seja Ele, e advertem as pessoas contra as inovações que estão presentes em abundância entre as pessoas das várias épocas, e dentre elas a inovação dessa cúpula que foi colocada sobre a sepultura do Profeta, que foi simplesmente deixada devido ao receio de causar repúdios e conflitos.
*
Allaah É Quem Dá a orientação.
——–
Anúncios