Os Invalidadores da Wudhu (Ablução)
::Por: Shaikh Saalih bin Fawzaan Al-Fawzaan::
Fonte: Sintetizado do livro Al-Mulakhasu Al-Fiqih, pág.46-48, terceira edição 1431H, editora Dar Minhaaj
Sintetizado e Traduzido para o Português por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
***
________________________
1. Tudo o que sai das duas passagens – ou seja, da passagem da urina e de fezes; Seja urina, esperma (tanto masculino assim como feminino)[Nota do tradutor], líquido pré-ejaculatório, sangue de Istihaadah (Sangramento vaginal fora da menstruação), fezes ou gazes intestinais.
Os Sábios divergiram quanto ao que sai do corpo além da passagem da urina e de fezes como: o sangue, o vómito ou Epistaxe (sangramento nasal): invalida ou não a Wudhu (ablução)? Existem duas posições, a mais preponderante é a de que não invalida. O melhor seria é efectuar a Wudhu (ablução) distanciando-se da divergência.
2. Dentre os anuladores da Wudhu (ablução): Perda ou alteração da consciência; a perda da consciência devido à maluquice assim como outros factores; a alteração da consciência devido ao sono ou desmaio e outros. Com exceção do sono leve, não invalida a Wudhu (ablução), pois os Companheiros do Profeta (Que Allaah esteja satisfeito com eles) sonecavam enquanto esperavam a Oração. Assim, o sono profundo é que invalida a Wudhu (ablução).
3. Dentre os anuladores da Wudhu (ablução): Consumo da carne de Camelo, seja pouco ou muito. Quanto ao consumo de carne além do Camelo não invalida a Wudhu (ablução).
Existem coisas nas quais divergiram os Sábios se invalida ou não a Wudhu (ablução)? São: tocar órgão genital (tanto masculino assim como feminino), tocar a mulher com desejos sexuais, lavar mortos, renúncia do Islão. Dentre os Sábios há quem disse: cada uma dessas coisas (acima mencionadas) invalida a Wudhu (ablução). E dentre eles quem disse: não invalida. O melhor seria é efectuar a Wudhu (ablução) para cada uma dessas coisas distanciando-se da divergência.
Resta um assunto muito importante sobre esse assunto, que é: a pessoa que tem certeza da sua purificação, em seguida duvida ter lhe alcançado um dos invalidadores, o que deve fazer?
É autenticado a partir do Profeta (Que A Paz e Bênçãos de Allaah esteja com ele) no hadith relatado por Muslim, tendo ele (Que A Paz e Bênçãos de Allaah esteja com ele) dito: «Se um do vós sentir algo no seu estômago, e lhe criar dúvida se saiu ou não; que não saia da Mesquita até que ouça um som ou sinta um cheiro.»
Este hadith indica que o Muçulmano que tiver certeza da sua purificação e em seguida duvidar da sua validade, permanece sobre a purificação. Este é um princípio fundamental em todas as coisas: “a certeza não é absorvida pela dúvida“. Assim como o inverso, se tiver certeza da impureza e duvidar a purificação, deverá efectuar a Wudhu (ablução). Pois a origem é o permanecimento da impureza.