Os Efeitos do Laa ilaha ilallaah
Por: Shaikh Saalih Ibn Fawzaan Al-Fawzaan
Fonte da Tradução: Troid.Ca
Ver em PDF
Esta palavra Laa ilaha ilallaah (ninguém tem o direito de ser adorado excepto Allaah), se for dita com honestidade e sinceridade do coração, e posta em prática no que ela exige – seja exteriormente e interiormente -, então o seu efeito será de facto louvável em ambos, o indivíduo e a sociedade.
Dentre efeitos os mais importantes são:
1) União da palavra dos Muçulmanos: Isso irá de resultar no reforço dos Muçulmanos e irá ajuda-los a derrotar os seus inimigos – enquanto eles continuarem a seguir e praticar a mesma religião, e desde que se apegam na única ‘aqidah (crença). Allaah, O Altíssimo, diz:
“E agarrai-vos todos à corda de Allaah, e não vos separeis.” [3:103]
“Ele é Quem te amparou com o Seu socorro e com os crentes, e pôs-lhes harmonia entre os corações. Se houvesses despendido tudo o que há na terra, não lhes haverias posto harmonia nos corações, mas Allaah pôs harmonia entre eles. Por certo, ele é o Todo-Poderoso, o Sábio” [8:62-63]
Divergência na matéria de ‘aqidah (crença) é a causa da divisão, a desunião e a hostilidade, como Allaah, O Altíssimo, diz:
“Por certo, os que separaram a sua religião e se dividiram em seitas, tu não tens nada com eles.” [6:159]
“Mas (os homens) entre eles cortaram em pedaços os laços (que os uniam). Cada partido está jubiloso com o que tem.” [23:53]
As pessoas não são verdadeiramente unidas excepto através do conceito correcto de imaan (fé) e a correcta ‘aqidah do Tawhid, que são as implicações directas do Laa ilaha ilallaah. Basta considerar a condição dos árabes, antes e após o Islaam.
2) Prevalência da segurança e da paz numa sociedade unificada, que acredita e permanece por Laa ilaha ilallaah. Uma vez que os indivíduos na sociedade terão o cuidado em praticar apenas o que Allaah tornou halaal (permitido) e abandonarão o que Allaah tornou haraam (proibido), agindo em conformidade com o que a ‘aqidah exige sobre eles. Então, isso vai impedir as pessoas da inimizade, a opressão e a injustiça, ao mesmo tempo direccionando-as para a cooperação, o amor e a fraternidade profunda pela causa de Allaah, conforme o Seu, o Altíssimo, dito:
“Na verdade, os crentes são irmãos.” [49:10]
Isso é claramente reflectido na vida dos árabes antes e depois de acreditar em Laa ilaha ilallaah. Antes do Islaam, eles viviam na hostilidade e insegurança, sempre lutando e matando uns aos outros. No entanto, quando abraçaram o Islaam tudo isso mudou, as mesmas pessoas passaram a viver uns com os outros em paz e numa atmosfera de amor e fraternidade prevalecida, como Allaah, O Altíssimo, diz:
“Muhammad é Mensageiro de Allaah. E os que estão com ele são severos para com os descrentes, misericordiosos entre eles.” [48:29]
“E lembrai-vos da graça de Allaah para convosco, quando éreis inimigos e Ele vos pôs harmonia entre os corações, e vos tornastes irmãos, por Sua graça.” [3:103]
3) Concessão da felicidade, a concessão da khilaafah (sucessão do poder e autoridade) na terra, mantendo a pureza da religião e sendo firme no ataque contra as falsas crenças e as ideologias estrangeiras. Allaah diz:
“Allaah promete aos que dentre vos crêem e fazem boas acções que os fará suceder, na terra, como fez suceder aos que vieram antes deles, e que lhes fortalecerá a religião, de que Se agrada, no tocante a eles e que lhes dará a segurança, após o seu medo. Eles Me adorarão, nada Me associarão. E quem renega a Fé, depois disso, esses são os perversos” [24:55]
Assim, Allaah (O Mais Perfeito) tornou como condição desse nobre objectivo a adoração e obediência a Ele sem atribuir-Lhe nenhum parceiro. E isto é o verdadeiro significado de Laa ilaha ilallaah.