O que significa na narração: “surgirá nos últimos tempos um grupo de jovens com intelectos fracos…”
*
::Pelo: Comité Permanente Para Pesquisas e Emissão de Vereditos Islâmicos::
Fonte: فتاوى اللجنة الدائمة, primeira coleção, vol.2, nº da Fatwa 4297, pág.368
Traduzido por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
***
[Pergunta]: Qual é o significado da narração do Mensageiro de Allaah صلى الله عليه وسلم autenticada por Al-Bukhaari e Muslim onde ele diz: «Surgirá nos últimos tempos um grupo de jovens com intelectos fracos, usarão palavras do [Alcorão], a fé deles não ultrapassará as suas gargantas. Sairão da Religião como a seta sai da flecha, onde quer que os encontrais combatei-os, pois no combate a eles há uma recompensa no dia da Ressurreição para quem os combater». Quem são os referido nesta narração? E qual é esse tempo que o Mensageiro de Allaah صلى الله عليه وسلم mencionou?
__________________________________________________________
[Resposta]: Esta narração e o que nela contém de significado o Profeta صلى الله عليه وسلم referia-se a seita denominada de Khawaarij, pois eles exageram na Religião e consideram os muçulmanos como sendo descrentes devido a pecados os quais o Islaam não os considera como sendo algo que torna a pessoa descrente. Eles surgiram na época [do califado] de Ali bin Abi Taalib – que Allaah esteja satisfeito com ele – rejeitaram algumas coisas nele, sendo assim ele os convidou para [voltarem] à verdade e debateu com eles sobre isso, e como resultado disso muitos deles admitiram os seus erros e voltaram para o caminho correto e outros permaneceram [sobre o erro]. Quando eles tornaram-se inimigos dos muçulmanos, Ali – que Allaah esteja satisfeito com ele – combateu a eles bem como os governantes que vieram depois dele, colocando em prática a narração acima citada bem como outras narrações como o mesmo significado. E o veredito é geral e abrange todo aquele que tem a mesma crença que a deles em todos os tempos e lugares.
*
Allaah É Quem Dá a orientação. E que Allaah Elogie e Dê sossego ao nosso Profeta Muhammad, a sua família e os seus companheiros.
——–
O Comité Permanente
Presidente: Abdul-Aziz bin Abdullaah bin Baaz
Membro: Abdullaah bin Ghudayaan
Membro: Abdullaah bin Qa’ud