O Fanatismo é Algo Reprovável e Constitui Metodologia dos Kufaar!
::Por sua Eminência: Shaikh Muhadith, Rabi’ bin Haadi Al-Madkhali::
Fonte: Fórum Salafi “Sahaab”
Traduzido por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
Traduzido por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
***
O fanatismo e seguir os caprichos é uma das metodologias dos Povos da Ignorância (i.e. os descrentes) e dos Tártaros, como disse Shaikhul-Islaam ibn Taymiyyah. O crente faz o possível de conhecer a verdade e se apegar a ela, por mais que essa verdade contrarie seja quem for. E ele nunca fica fanático [ao ponto de se apegar] ao erro do fulano ou opinião do fulano ou do fulano, ele somente apega-se ao Livro de Allaah e a Sunnah do Mensageiro عليه الصلاة والسلام e faz a aliança e a inimizade com base naquilo que veio da parte [Profeta] Muhammad صلى الله عليه وسلم, depois de ter certeza de que de fato isso veio da parte do [Profeta] Muhammad e que não constitui ilusões. Ele sabe de que esse assunto veio da parte do [Profeta] Muhammad عليه الصلاة والسلام, e de que isso foi indicado pelo Livro de Allaah e pelo Mensageiro de Allaah صلى الله عليه وسلم e de que os Salaf tomaram isso como parte da Religião.
*
Ibn Al-Qayyim é da opinião de que se você conhecer e perceber o texto (i.e. evidência), por mais que não conheças alguém que tenha dito isso, então é teu dever te apegares a isso. Caso saibas de pessoas que tenham dito isso, então isso te aumentará força e certeza. E caso não tenhas encontrado alguém [que tenha dito isso], então isso não constitui uma condição, o importante é que o Muçulmano gire em torno de “Allaah disse” “o Mensageiro de Allaah disse”. [Como disse o poeta]:
O conhecimento é Allaah disse, o Mensageiro disse e os Sahaabah disseram e não é camuflagem…
Quanto ao caso de vir um ignorante e se atribuir a um Imaam e meter-se nas falsidades e perdições, tornando-se fanático desse Imaam, então isso faz parte da prática dos tempos da ignorância (i.e. antes do Islaam), por mais que seja que ele seja um Imaam a partir do momento que ele erra e você se apega a ele fanaticamente, então você possui uma das práticas dos tempos da ignorância, [como vem no Alcorão]: «Na verdade, nós encontramos os nossos pais sobre uma legislação, e nós nos orientamos seguindo os passos deles» [Surah Az-Zukhruf: 22] Portanto este fanatismo é parte dos assuntos das pessoas que seguem o tempo da ignorância (i.e. os descrentes), quanto a um Muçulmano verídico é obrigação dele se livrar do fanatismo e se abster de contrariar aquilo que veio da parte do [Profeta] Muhammad صلى الله عليه وسلم, o fanatismo é algo reprovável! E não é fanático senão uma pessoa que é nervosa ou defeituosa. Pessoa nervosa, quer dizer, um louco afetado pela doença dos nervos ou um parvo. Portanto, ninguém torna-se fanático exceto um louco ou um parvo. Quanto ao Muçulmano, é obrigação dele abster-se em tornar-se num louco ou imbecil, ele deve ser uma pessoa inteligente procurando a verdade, e caso conheça a verdade ele deve se apegar a ela por mais que todos os que estão na terra se oponham a ele, e não deve de forma alguma tornar-se num fanático seja de um Imaam, seguidor, verídico ou mentiroso, mas sim ele deve somente se apegar a verdade.
——–
Fonte do texto em árabe: http://www.sahab.net/home/?p=1712