Fazer Sujud Depois da Oração Sem Nenhum Motivo é Uma Bid’ah!
*
::Pelo: Comité Permanente Para Pesquisas e Emissão de Vereditos Islâmicos::
Fonte: فتاوى اللجنة الدائمة vol.7 da segunda coleção, nº do veredito 21779, pág.181, 1ª edição do ano 2007
Traduzido e revisado por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
Traduzido e revisado por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
***
[Pergunta]: Tornou-se costume de algumas pessoas efetuarem uma sujud (prostração) [juntamente] com prece depois de terminarem a Oração. Será que isso é permitido? E será que essa sujud tem base [na religião]? Será que isso foi transmitido a partir do Profeta صلى الله عليه و سلم ou a partir de um dos seus Companheiro, que Allaah esteja satisfeito com eles?
__________________________________________________________
[Resposta]: Caso isso seja Sujud As-Sahw (prostração devido ao esquecimento) que tenha acontecido durante a Oração, então é uma sujud legislada, ele deve dizer nela o que diz nas sujud das Orações: “Subhaanah Rabbi Al-‘Alaa“ (Glorificado Seja o meu Senhor, o Altíssimo), repetindo-a e de seguida pode fazer a prece que bem entender. Mas caso essa sujud não seja Sujud As-Sahw da Oração, então é uma sujud inventada e não é permitido. Pois o Mensageiro صلى الله عليه و سلم disse: «Aquele que fizer uma ação que não estiver de acordo [com a nossa Religião], então será rejeitado». E essa sujud o Mensageiro صلى الله عليه وسلم não prescreveu e muito menos a fez, sendo assim é algo que deve ser abandonado.
*
Somente Allaah é o Dador da compreensão. E que a paz e bênçãos de Allaah esteja como o nosso Mensageiro Muhammad, sua família e seus companheiros.
——–
O Comité Permanente
Presidente: Shaikh Abdul-Aziz Aal Ash-Shaikh
Membro: Shaikh Saalih Al-Ghudayaan
Membro: Shaikh Saalih Al-Fawzaan