Efectuar Wudu’ com Água Coletada num Pote por Baixo de uma Torneira
Pergunta: Por vezes, efectuo a Wudu’ (Ablução) e colecto a água que cai em um pote. Qual é o veredicto sobre efectuar a Wudu’ usando a água colectada no pote. A Salah (Oração) é válida se eu efectuar a Wudu’ com essa água?
Resposta: A água colectada no pote depois de efectuar a Wudu ‘ou Ghusl é considerada Tahir (pura, mas não purificadora).
No entanto, os Sábios divergiram quanto à sua pureza, é (água) Tahur (pura e purificadora) para efectuar a Wudu ‘e Ghusl ou é apenas Tahir (pura, mas não purificadora), tal como as águas restritas como a água de romã ou a água de uva e outras similares?
A opinião predominante é de que ela é Tahur (pura e purificadora), com base no significado geral do Hadith do Profeta (que a paz esteja com ele): “A água é pura e nada a contamina”. [Coleccionado por Imaam Ahmad e Ahl-ul-Sunan (autores de compilações de Hadith classificados em temas de Jurisprudência), excepto Ibn Majah, com uma autêntica (cadeia de narradores)]. A única excepção é a água cuja cor, gosto ou cheiro é alterada com a Najasah (impureza). Se a água coletada for modificada por qualquer uma destas características, é considerada Najis (impura) de acordo com o Ijma’ (consenso dos Sábios).
Portanto, é melhor não efectuar a Wudu’ com água usada de modo que esteja no lado seguro e evite as divergências dos Sábios, pois é provável que alguma sujidade da Wudu ‘ou Ghusl tenha caído nessa água.
[Majmu’ Fataawa Shaykh Ibn Baaz, Vol.10, pág. 18]