É permitido praticar o Mawlid (aniversário) do Profeta?

::Pelo: Comité Permanente Para Pesquisas e Emissão de Vereditos Islâmicos::
Fonte: فتاوى اللجنة الدائمة vol.3, nº do veredito 5723, pág.33
Traduzido e revisado por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
***

[Pergunta]: Gostaríamos de saber da data exata do nascimento do Profeta (صلى الله عليه و على آله و سلم). Planeamos realizar uma competição do Qur’aan, sacrificar uma ovelha e proferir lições sobre o Mensageiro de Allaah (صلى الله عليه و على آله و سلم) para esta ocasião. Gostaríamos de saber se este programa é islamicamente permissível ou não?

___________________________________________________________________________________-

[Resposta]: Em primeiro, o Profeta (صلى الله عليه و على آله و سلم) nasceu no (mês) Rabi’ul-Awwal, no ano do elefante (571d.c) como foi colecionado por Muhammad ibn Ishaaq e outras biografias nos livros de Sirah (biografia do Profeta).

Em segundo, realizar celebração na noite do nascimento do Profeta (صلى الله عليه و على آله و سلم), realizar competições do Qur’aan, sacrificar ovelha e proferir discursos sobre o Profeta (صلى الله عليه و على آله و سلم) nessa ocasião é uma bid’ah (inovação na religião) proibida. O Profeta (SallAllaahu ‘alayhi wa sallam) é o mais ciente do seu estatuto e da forma correta de o venerar. Ele é o mais conhecedor da Shari’ah (Lei) de Allaah. Não é autenticamente relatado que o Profeta (صلى الله عليه و على آله و سلم) celebrou o seu (próprio) aniversário, ou o aniversário de um dos anteriores semelhantes Profetas (que paz esteja com eles). É autenticamente relatado que o Profeta (صلى الله عليه و على آله و سلم) disse: «Aquele que introduzir algo no nosso assunto (i.e. Islão) que não faz parte dele, terá isso rejeitado». Em outra narração: «Aquele que pratica uma acção que não está de acordo com o nosso assunto (i.e. Islão), terá isso rejeitado».

Somente Allaah é o Dador da compreensão. E que a paz e bênçãos de Allaah esteja como o nosso Mensageiro Muhammad, sua família e seus companheiros

——–
O Comité Permanente
Membro: Shaikh Abdur-Razzaaq Al-Afify
Membro: Shaikh Saalih Al-Ghudayaan
Membro: Shaikh Abdullaah bin Qa’ud