É Correta a Afirmação de que o “Jarh wat-Ta’diil” (Criticar e Elogiar Indivíduos) Divide Os Muçulmanos?
::Por: Shaikh Ubaid bin Abdullaah Al-Jaabiri ::
Fonte: Perguntas da cassete كتاب السنة من سنن أبي داود
Traduzido e revisado por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
***
[Transcrição e Tradução do Áudio]:
[O Locutor]: Que Allaah seja bondoso convosco, terminaremos com a seguinte pergunta: será que o “Jarh wa at-Ta’diil” (criticar e elogiar indivíduos) é considerado uma dentre as causas da divisão da Nação Muçulmana?
[Shaikh Ubaid]: Em primeiro, dividir as pessoas é algo que vem na Lei de Allaah, no Seu Livro e na Sunnah do Mensageiro Muhammad -صلى الله عليه و سلم. O Alcorão é o furqaan (critério de distinção entre o bem e o mal), pois distingue entre a verdade e a falsidade, a orientação e a perdição, a descrença e a fé. E a Sunnah também distingue entre as coisas opostas: a Sunnah e a inovação, a orientação e a perdição, a descrença e a fé, a verdade e a falsidade […]. E na narração autêntica, narração de Jaabir, na qual relatou o al-Bukhaari (que Allaah tenha misericórdia dele) no livro al-I’tisaam, é uma longa narração…[onde consta que] os Anjos disseram: «Muhammad é o divisor das pessoas» e noutra versão: «…dividiu as pessoas». [O] Haafidh [ibn Hajar] disse : “as duas [narrações] são verdadeiras”.
Allaah não enviou os Mensageiros e não enviou o que enviou exceto para separar as pessoas de modo que haja distinção e reconhecimento sobre quem [de fato] está apegado a Legislação na qual Allaah estabeleceu, [bem como] aquele que está desviado e desvia aos outros. Assim, essas [afirmações de que “criticar e elogiar indivíduos divide os Muçulmanos”] são dentre os discursos dos mubtadi’ah (inovadores).
Portanto, o Jarh wat-Ta’diil faz parte dos fundamentos dos Ahlus-Sunnah, [e com base nisso] é criticado aquele que merece ser criticado e é elogiado aquele que merece ser elogiado.
Aquele que quiser aprofundar sobre isso que leia os livros de Taraajim (biografias), pois os Imaam elogiaram e criticaram indivíduos. E nesse ponto, existe algumas palavras que ouvimos há um ano atrás, ou há dois anos atrás ou a pouco tempo atrás, salvo o erro, de que o Jarh wat-Ta’diil é [usado] exclusivamente para os narradores de Hadith! Isso é um erro, um erro repugnante caso venha de alguém que está sobre a Sunnah e que se atribui ao Conhecimento. E é uma inovação caso venha de um dos opositores dos Ahlus-Sunnah.
Os sábios criticaram indivíduos os quais mereciam ser criticados [e tais indivíduos] não eram narradores de hadith, o exemplo deles é o Jahm bin Safwaan (fundador da seita Jahmiyyah), Amri al-Jaahidh e muitos outros. Vejam o Sir A’laam an-Nubalaa e outros dentre os livros de Jarh wat-Ta’diil saberão que [as afirmações de que “criticar e elogiar indivíduos divide os Muçulmanos”] são dentre as artimanhas do Satanás, [assim como] dentre as artimanhas dos demónios.
——————–
Fonte do áudio: http://ar.miraath.net/sites/default/files/fatawah/questions/kitab_us_sunnah_min_sunnan_abee_dawood_02_6.mp3