A Ud’hiyyah é ou Não Obrigatório?

*
::Por: Shaikh Abdil-Aziz bin Baaz::
Fonte: فتاوى نور على الدرب, vol.18, pág.156, 1ª edição do ano 2010
Traduzido e revisado por: Nur Al-Islam Publicações
***
[Pergunta]: O irmão S. do Iraque pergunta sobre o veredito islâmico no que concerne a Ud’hiyyah (O sacrifício de animal que é feito depois do Eid-al-Adhaa), é ou não obrigatório?
__________________________________________________________
[Resposta]: A Ud’hiyyah é Sunnah. O Profeta صلى الله عليه و سلم fez a Ud’hiyyah, ele عليه الصلاة و السلام  sacrificava todos anos dois carneiros brancos com a cor preta na cara, portanto é Sunnah seguir o exemplo dele صلى الله عليه و سلم. Caso a pessoa tenha abatido um carneiro, então isso é suficiente para uma família numa casa, mas caso tenha abatido dois ou três não mal nisso. Um [carneiro] é suficiente mas não há mal em acrescentar.
O melhor é comer da carne do sacrifício e alimentar aos pobres, os familiares próximos, o vizinho e outros, pois Allaah, Glorificado seja Ele, disse: «Assim, comei dela (i.e. da carne) e alimentai aos mais pobres» [Surah Al-Hajj: 28]. Como base nisso, o muçulmano deve comer [da carne] do seu sacrifício, dar como caridade aos pobres, dar de presente aos seus vizinhos e as pessoas que mais gosta se assim quiser. Caso ele coma uma pequena porção [da carne] e a restante dá aos pobres então não mal nisso.
E Allaah é o Dador da compreensão.