Definição de “Inovação na Religião (Bid’ah)”

 

::Por: Sua Eminência Shaikh Dr. Saalih bin Fawzaan Al-Fawzaan::

 

Definição Linguística (na língua árabe):

*Invenção de algo não existente anteriormente.

As Inovações (Bid’ah) dividem-se em duas categorias:

1. Inovações nos modos de vida e costumes, como é o caso das invenções modernas. Isso é permitido, pois o princípio nos modos de vida e costumes é a permissão.

2. Inovações na Religião, isso é proibido; Pois o princípio nisso é a interdição. O Profeta (Que a paz e bênçãos de Allaah estejam com ele) disse:

“Aquele que inovar algo que não faz parte da nossa Religião terá isso rejeitado.”

[Relatado por Imaam Al-Bukhaari e Muslim]

Em outra versão:

“Quem praticar uma acção que não esteja em conformidade com a nossa Religião terá isso rejeitado.”  

[Relatado por Imaam Al-Bukhaari e Muslim]

Tipos de Inovações (Bid’ah): 

Existem dois tipos de Inovações na Religião:

O Primeiro Tipo: inovações nos ditos de Crença. Como é caso das palavras e crenças dos Jahmiyyah, Mu’tazilah, Raafidah e as restantes seitas desviadas.

O Segundo Tipo: inovações nas formas de culto. Como por exemplo, adorar Allaah por meio de um culto não prescrito. E isso divide-se em várias categorias:

A Primeira Categoria – Conciste em dar origem uma  forma de culto: inventar uma forma de culto que não tenha origem na Legislação. Como por exemplo, inventar uma oração ou um jejum de origem não legislada, ou festividades não legisladas como é o caso das festividades do Maulid (Nascimento do Profeta) e outras.

A Segunda Categoria – Conciste no acréscimo na forma como é efectuado o culto legislado, como por exemplo: acrescentar uma Quinta Unidade (Rak’ah) na Oração de Dhur (Meio-dia) ou Asr (Tarde).

A Terceira Categoria – Conciste na forma como a Oração Legislada é efectuada; Como é o caso de efectuar a Oração numa forma não prescrita, bem como efectuar as Adhkaar (Recordações de Allaah) prescritas (depois das Orações Obrigatórias) em uníssono e em forma de cânticos; Assim como o exagero nas formas de adoração ao ponto de ultrapassar o limite prescrito na Sunnah do Mensageiro (Que a paz e bênçãos de Allaah estejam com ele).

A Quarta Categoria – Conciste na especificação de um determinado tempo para um culto legislado, mas a tal especificação não tenha sido especificado pelo Legislador (Allaah), como é o caso de especificar o meio do mês de Sha’baan (mês do calendário lunar Islâmico) e a sua noite para jejum e oração nocturna, portanto, a origem do jejum e da oração nocturna é legislado, mas quanto especificação do tempo necessita de evidências.

[Fonte: Aqidatu Tawhid, pág. 214-216, primeira edição, 1999]