Compreendendo a Metodologia dos “Salafis”

::Por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad::

Fonte: Adaptado do Livro Ad-Duraru Ad-Dhahabiyyah fil Usul wa Manhaj Da’wah As-Salafiyyah de Abu Muaadh Hassan Al-Iraaqi

 ***

Significado Linguístico da Palavra “Salaf”:

Disse Ibn Mandhur no seu livro Lisaan Al-Arabi (Língua dos Árabes): “…O Salaf é também quem te precedeu como: os teus pais e os teus antepassados; aqueles que estão acima de ti em idade e superioridade. Por isso foi denominado a primeira origem dos Taabi’in (Seguidores dos Companheiros do Profeta): Os Salaf As-Saalih (Predecessores Piedosos). [Ver Mukhtaar As-Sihaah (1/130)]

Terminologia da Palavra “Salaf”:

A palavra “Salaf” usa-se inicialmente para se referir aos Companheiros do Profeta Muhammad (Que A Paz e Bênçãos de Allaah estejam com ele), em seguida os Seguidores dos Companheiros do Profeta e em seguida os Seguidores dos Seguidores dos Companheiros do Profeta; Ou seja, as primeiras três gerações de Muçulmanos Virtuosos.

Disse Shaikh Al-Albaani (Que Allaah tenha misericórdia dele): “(O termo) Predecessores Piedosos (i.e. As-Salafi As-Saalih) abrange as Três Gerações nas quais o Profeta (Que A Paz e Bênçãos de Allaah estejam com ele) testificou o bem neles no hadith cuja sua autenticidade foi concordada no qual disse: “ِAs melhores pessoas são os da minha geração, em seguida os que veem a seguir e os que veem a seguir…” Sendo assim, as (primeiras) Três Gerações (de Muçulmanos virtuosos) foi-lhes testificado a bondade e são eles os que se pretende quando se refere “Predecessores Piedosos” (As-Salafi As-Saalih). [Cassete nº (848), Silsilah Al-Hudaa wa An-Nur]

Os Seguidores dos “Salaf”:

Os seguidores dos Predecessores Piedosos (i.e. As-Salafi As-Saalih) são denominados Salafiyyun, Ahlus-Sunnah wal Jama’ah, Ahlul Athar (Povo das Narrações), Firqatun-Naajiyyah (A Seita Salva) ou Ahlul-Hadith (Povo do Hadith). Note que nem todos os grupos que reivindicam ser Ahlus-Sunnah wal Jama’ah são na verdade Ahlus-Sunnah wal Jama’ah. Razão pela qual os verdadeiros Ahlus-Sunnah wal Jama’ah (os Salafis) preferem usar o termo Salafiyyah para se distanciar das Seitas Desviadas que reivindicam ser Ahlus-Sunnah wal Jama’ah como os Shiitas, Sufistas e outros.

Disse Shaikh Saalih Al-Fawzan (Que Allaah o preserve): “Na verdade, a Congregação dos Salafis é congregação sobre a verdade e é aquela na qual é obrigatório pertencer…” [Do livro Al-Ijaabaat Al-Muhimah, pág.55]

As Fontes nas quais os Seguidores dos “Salaf” tiram a sua Metodologia:

As fontes do puro Islaam são: o Alcorão, a Sunnah Autêntica do Profeta (Que A Paz e Bênçãos de Allaah estejam com ele) e o consenso dos Estudiosos de acordo com Alcorão e a Sunnah Autêntica do Profeta (Que A Paz e Bênçãos de Allaah estejam com ele).

A Metodologia “Salafi” compreende o Islaam da forma como compreenderam as Primeiras Três Gerações de Muçulmanos.

A Guerra dos “Ocidentais” e dos heréticos contra a Metodologia “Salafi”:

Desde o surgimento do Islaam até nos dias de hoje os inimigos dessa abençoada Religião Divina nunca e em nenhum momento deixaram de envergar esforços para o desaparecimento ou tentativa de distorção da Religião Islâmica.

A forma mais comum que os “Ocidentais” e os seus companheiros heréticos usam para distanciar as massas do Puro Islaam é distorcendo todos os caminhos que dão acesso ao puro Islaam, em destaque para a palavra “Salaf”. Passaram a dividir a palavra “Salaf” em: Salafi-Jihaad, Salafi-Presente, Salafi-Extremistas, Salafi-Wahhab entre outros. Pretendem com isso criar uma imagem contrária da palavra para que os desatentos dentre os Muçulmanos se distanciem da adesão ao Islaam Puro, pois sabem muito bem de que a adesão dos Muçulmanos à Metodologia Salafi trará força aos Muçulmanos que eles não serão capazes de fazer face, pois conhecem muito bem a história da expansão do Islaam e os seus fatores.

A outra forma  que eles usam é promover todas as Seitas Desviadas que se opõem a Metodologia dos Salaf como o Sufismo (e as suas ramificações), os Shiitas e os Extremistas dentre os Khawaarij. Ou atribuem ações desviadas desses Grupos (como é caso do Terrorismo dos Khawaarij) à Metodologia Salaf.