Caso a Pessoa Viaje de Avião Para a Hajj ou Umrah Onde é Que Deve Proferir a Intenção?

*
::Pelo: Comité Permanente Para Pesquisas e Emissão de Vereditos Islâmicos::
Fonte: فتاوى اللجنة الدائمة vol.11, nº da Fatwa 1693, pág.153-154
Traduzido por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
***
[Pergunta]: Se alguém pretende efetuar a Hajj ou Umrah, e tornasse difícil para ele proferir a intenção no avião, além disso ele não sabe da distância do Miqaat (local no qual a pessoa que pretende fazer Hajj ou Umrah não deve ultrapassar sem fazer a intenção de Hajj ou Umrah), sendo assim, será que ele pode adiar a intenção até chegar em Jeddah ou não?
__________________________________________________________
[Resposta]:  Se a pessoa pretende efetuar a Hajj ou Umrah [sabendo que irá viajar] de avião, então ele deve tomar banho na sua casa, e se ele quiser pode vestir o Ridaa (peça que cobre do pescoço ao umbigo) e o Izaar (peça que cobre do umbigo até acima do tornozelo), quando restar uma pequena distância para o Miqaat, então ele deverá pronunciar a sua intenção daquilo que pretende da Hajj ou Umrah, e isso não é difícil. Caso ele não conheça o Miqaat, então que pergunte ao piloto do avião ou um dos auxiliares dele ou alguém dentre os tripulantes ou um dentre dos passageiros à bordo que seja confiável e experiente nisso.
*
Somente Allaah é o Dador da compreensão. E que Allaah elogie ao nosso Mensageiro Muhammad, sua família e seus companheiros.
——–
O Comité Permanente
Presidente: Abdul-Aziz bin Abdullaah bin Baaz
Vice Presidente: Abdur-Razzaaq Afify
Membro: Abdullaah bin Ghudayaan
Membro: Abdullaah bin Qau’d