As Alianças ou Anéis de Casamento Constituem Uma Bid’ah!
*
::Pelo: Comité Permanente Para Pesquisas e Emissão de Vereditos Islâmicos::
Fonte: فتاوى اللجنة الدائمة vol.19 da primeira coleção, nº da Fatwa 4127, pág.146-147
Traduzido por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
Traduzido por: Abu Abdillaah Faisal bin Muhammad
***
[Pergunta]: Qual é o veredito Islâmico sobre a aliança ou anel de casamento que o marido e a esposa usam, e é escrito na aliança do homem o nome da esposa e na aliança da esposa nome do marido e é gravado nela a data do noivado. Será que isso constitui uma Bid’ah (inovação na Religião) ou isso tem base? E será que o dito do Mensageiro صلى الله عليه و سلم para um dos seus companheiros: «Procure obter mesmo que seja um anel de ferro» indica a permissão de usar aliança de casamento?
__________________________________________________________
[Resposta]: Em primeiro, o que você mencionou sobre o noivo e a noiva ou o marido e a esposa usarem aliança ou anel de noivado ou casamento da forma como você mencionou, não tem base no Islaam, pelo contrário, isso constitui uma Bid’ah. Os ignorantes dentre os Muçulmanos e os fracos na Religião é que imitaram com isso os descrentes nos seus costumes, e isso é algo proibido, por constituir uma imitação aos descrentes, e o Profeta صلى الله عليه و سلم advertiu contra isso.
*
Em segundo, o dito do Profeta صلى الله عليه و سلم para alguns dos seus companheiros: «Procure obter mesmo que seja um anel de ferro» não constitui uma evidência para permissão do que você mencionou. Pois o Profeta صلى الله عليه و سلم pediu a ele aquilo para que fosse Mahr (bens ou dinheiro dado a mulher no ato do casamento) para quem desejasse casar com ela (i.e. a mulher que pediu ao Profeta صلى الله عليه و سلم em casamento).
*
Somente Allaah é o Dador da compreensão. E que Allaah elogie ao nosso Mensageiro Muhammad, sua família e seus companheiros.
——–
O Comité Permanente
Presidente: Abdul-Aziz bin Abdullaah bin Baaz
Vice Presidente: Abdur-Razzaaq Afify
Membro: Abdullaah bin Ghudayaan
Membro: Abdullaah bin Qau’d