Será que é correta a afirmação dos Sufis de que o Profeta ﷺ está em todo lado?
Por: Imaam ‘Abdul-Aziz bin Baaz
Fonte: Revista da Universidade Islâmica de Madinah, edição nº3 do mês de Muharram do ano 1390H.
Traduzido e revisado por: Faisal bin Muhammad
Pergunta: Será que o Mensageiro de Allaah ﷺ está em todo lado e será que ele conhecia o oculto?
Resposta: É conhecido na Religião por necessidade e com evidências legislativas claras de que o Mensageiro de Allaah ﷺ não está presente em todos os lugares, mas sim o seu corpo está na sua sepultura em Madinah Al-Munawwara. Quanto a sua alma, ela está na mais elevada companhia no Paraíso, a evidência disso é o que foi relatado autenticamente a partir dele ﷺ de que ele disse durante a sua morte: «Ó Allaah! Peço a mais elevada companhia», disse isso três vezes, em seguida faleceu.
Os sábios do Islaam desde os Companheiros do Profeta ﷺ e os que vieram depois, são todos unânimes de ele ﷺ foi enterrado na casa de ‘Aaisha (que Allaah esteja satisfeito com ela) que era próxima da sua nobre Mesquita, e o seu corpo permanece lá até nos dias de hoje. Quanto a sua alma, bem como as almas dos restantes Profetas e Mensageiros e as almas dos crentes, estão todas elas no Paraíso, mas elas estão divididas em graus e níveis no que diz respeito ao disfrutar das delícias celestiais, devido a particularidade que Allaah deu a cada um no conhecimento, na fé e na paciência sobre as dificuldades no caminho do chamamento à verdade.
E quanto ao conhecimento do oculto, então ninguém o conhece senão Allaah exclusivamente, quanto ao Mensageiro ﷺ e outros que vieram depois, eles somente conhecem aquilo que Allaah os mostrou dentre as coisas que foram mencionadas no Alcorão e na Sunnah pura dentre as coisas relacionadas com o Paraíso, o Inferno, a situação no Dia da Ressurreição e outras coisas indicadas pelo Nobre Alcorão e as narrações autênticas, como por exemplo: as informações sobre o Dajjaal, o nascimento do sol do seu poente, o aparecimento do animal que falará, a descida de Messias ‘Issaa (Jesus) filho de Mariam (Maria) pouco antes do fim do mundo, e coisas semelhantes. E dentre as evidências de que ninguém exceto Allaah conhece o oculto, é o dito de Allaah, O Altíssimo: {Tradução: Dize ó Muhammad: ninguém tanto nos céus assim como na terra conhece o oculto exceto Allaah! E eles não se aperceberão quando forem ressuscitados} [Surah An-Namil: 65], e o Seu Dito, Glorificado seja Ele: {Tradução: Dize ó Muhammad: eu não vos digo que sou detentor dos tesouros de Allaah e muito menos de que conheço o oculto!} [Surah Al-An’aam: 50], bem como o Seu Dito, Glorificado seja Ele, no Surah Al-A’raaf: {Tradução: Dize ó Muhammad: eu não sou capaz de beneficiar ou prejudicar a mim próprio exceto aquilo que Allaah quiser, e se eu conhecesse o oculto, então aumentaria a prática do bem e nenhum mal me tocaria. Eu não sou senão admoestador e dador de boas novas para um povo que crê!} [Surah Al-A’raaf: 188], e são vários os versículos com estes significados.
E foi relatado de forma autêntica a partir do Mensageiro de Allaah ﷺ em várias narrações que indicam que ele não conhecia o oculto, dentre elas é o que foi relatado na sua resposta ao Anjo Jibrail quando lhe questionou sobre quando é que seria o fim do mundo, ele ﷺ respondeu: «Tanto o questionado bem como o questionador nada sabem a respeito disso». Em seguida mencionou as cinco coisas que somente Allaah é quem as conhece: {Tradução: Por certo, Allaah é quem possui o conhecimento de quando será a Hora [do fim do mundo], e Ele é quem faz cair a chuva…} [Surah Luqmaan: 34]. E dentre as evidências, é que quando ‘Aaisha (que Allaah esteja satisfeito com ela) foi defamada pelos hipócritas, a sua veracidade não foi confirmada senão por via da chegada da revelação como vem no Surah An-Nur. E dentre as evidências também, é que quando ‘Aaisha perdeu o colar dela numa das batalhas o Profeta ﷺ não sabia onde é que ele tinha caído, sendo assim enviou um grupo de pessoas para procurarem isso, mas eles não conseguiram encontrar, e quando o camelo dela levantou encontraram por baixo dele. Essas são poucas das várias narrações que foram relatadas a esse respeito.
Quanto ao que alguns Sufis alegam de que ele ﷺ conhece o oculto e de que ele presencia as suas festividades de Mawlid e outras ocasiões, tudo isso é falso e não tem fundamento algum, a ignorância deles sobre o Alcorão e a Sunnah, bem como da compreensão dos predecessores piedosos, é que lhes levou a acreditarem nisso.
Portanto, pedimos a Allaah que livre a nós e a todos os muçulmanos daquilo que Ele testou os Sufis, assim como pedimos a Ele, Glorificado seja, para que guie a nós e aos Sufis para o caminho reto, por certo Ele ouve tudo e responde as preces.